A Semana Nacional do Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, está levando os agentes de trânsito de Palhoça até as escolas do município para conscientizar as crianças sobre boas atitudes entre condutores e pedestres. Além disso, blitzes educativas e ações como passeio ciclístico, distribuição de antenas corta-pipa, espaço infantil e simulação de resgate também ocorrem em diversos pontos da cidade.
“Com as crianças, orientamos sobre ações básicas, como atravessar sempre na faixa de pedestres, dando a preferência para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosas; não correr atrás de bolas ou brinquedos no meio da rua; o uso do cinto de segurança; e não utilizar cerol nas linhas de pipa. A conscientização tem que começar cedo, para que se tornem adultos com respeito no trânsito”, destaca o comandante dos agentes de trânsito de Palhoça, Plínio Marcos Heinz.
O tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”, numa luta pela diminuição dos índices alarmantes de mortos e feridos no trânsito. “É necessário que todos sejam motoristas conscientes: não dirigir alcoolizado, não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas, não ultrapassar o limite de velocidade, usar sempre o cinto de segurança, atravessar a rua nas faixas de pedestres, conhecer e respeitar todos os sinais e leis de trânsito”, lembra o secretário municipal de Segurança Pública, Alexandre Sousa.
Segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), mais de 90% dos acidentes ocorrem por falhas humanas, que envolvem desde a desatenção até o desrespeito à legislação por parte dos condutores. Os exemplos mais comuns são excesso de velocidade, uso do celular ao volante, consumo de bebidas alcoólicas antes de dirigir ou até mesmo o cansaço.
O prefeito Camilo Martins ressalta o número de 40 mil mortes por ano nas estradas do país, um dos mais violentos do mundo em acidentes de trânsito. “É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas de acidentes nas estradas possam mudar e sejam poupadas vidas e gastos públicos com atendimentos emergenciais que poderiam ser evitados e utilizados em benefício da população”, reflete o prefeito.
Programação
18/09 - Palestra no Centro de Educação Infantil Estrelinha
19/09 - 14h: blitz educativa, com distribuição de antenas corta-pipa, no Centro
20/09 - 14h às 18h: escola de trânsito, espaço infantil (brinquedos e desenhos para pintar) e blitz educativa com pedestres na Praça Sete de Setembro
21/09 - 9h às 12h: escola de trânsito, espaço infantil, blitz educativa e simulação de resgate com participação do Corpo de Bombeiros na Praça Sete de Setembro
22/09 - 9h: passeio ciclístico. Das 14h às 18h: escola de trânsito, espaço infantil, blitz educativa, participação da Guarda Municipal de Florianópolis e do Coral Vozes do Arvoredo, na Praça das Bandeiras
23/09 - 9h30: blitz educativa, com distribuição de antenas corta-pipa na escola João Silveira
24/09 - Palestra no Centro Educacional Recrieação
25/09 - 14h às 18h: escola de trânsito, espaço infantil e blitz educativa na Praça Sete de Setembro