A Prefeitura está desenvolvendo o curso “Compostagem de Lixo Orgânico com Técnicas de Minhocultura” em escolas da rede municipal, com ensinamentos sobre reciclagem e produção de húmus. O projeto original da Secretaria Municipal de Maricultura, Pesca e Agricultura foi incorporado pela Secretaria de Educação, com o apoio da Fundação Cambirela do Meio Ambiente (FCam) e Secretaria de Infraestrutura.
As escolas selecionadas para essa primeira etapa do projeto são: Escola Básica Prefeito Reinaldo Weingartner (na quarta-feira, dia 4), no Rio Grande; Escola Básica Adriana Weingartner, no Caminho Novo (dia 11); Grupo Escolar Evanda Suelli Juttel Machado, no Rio Grande (dia 12).
O palestrante e instrutor Luiz Carlos Vaz, funcionário da Secretaria de Maricultura, Pesca e Agricultura, repassa os ensinamentos aos alunos, com atividades práticas, introduzindo conhecimento sobre reciclagem, compostagem e produção de húmus (que é a matéria produzida pelas minhocas), por meio da atividade da minhocultura. Considerado piloto em toda a região da Grande Florianópolis, o projeto vem atraindo o interesse não só das crianças do Ensino Fundamental, mas também de estudantes de outros níveis, pesquisadores e ambientalistas.
Vaz explica que, além de consumir produtos orgânicos e produzir o húmus, a minhocultura vem sendo utilizada em processos de recuperação de solos degradados.
Nas três escolas, o instrutor vai orientar os estudantes a produzirem o húmus em casa, em pequenas caixas. Ele lembra que todo o processo começa com a reciclagem, tarefa simples que as crianças podem aprender com facilidade e até passar a orientar os familiares. “Vamos mostrar às crianças que todo lixo orgânico produzido em casa pode ser reaproveitado, para ser submetido ao processo de compostagem, para, ao final, virar húmus”, explica.