A Prefeitura de Palhoça concluiu e liberou ao trânsito de veículos o acesso ao Centro da cidade via Praça das Bandeiras. O novo acesso tem como objetivo melhorar a mobilidade na paralela da BR-101, reduzindo a lentidão do trânsito no cruzamento do viaduto de acesso ao bairro Caminho Novo.
O trânsito no entorno da Praça das Bandeiras e nas proximidades do viaduto sofreu modificações (confira no mapa abaixo). Por exemplo: o trânsito na rua Vilma Weiss está funcionando com mão inglesa. A rua Osvaldo Probst, agora, tem sentido único, e a rua José Lupércio Lopes (no projeto, ela aparece como rua Benjamin Pamplona) também passa a ser de mão única.
A Prefeitura solicitou autorização da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) para realizar a ligação da marginal da BR-101 com o Centro da cidade pela Praça das Bandeiras no dia 18 de abril de 2018, quando o prefeito Camilo Martins visitou a sede da agência, em Brasília, para reforçar os pleitos municipais relativos à mobilidade e solicitar o agendamento de reuniões, que ocorreram em Palhoça, com representantes da Arteris e da Polícia Rodoviária Federal. Segundo o prefeito Camilo, a reunião entre o corpo de engenharia da Prefeitura e a diretoria da Arteris foi fundamental para a busca de um entendimento técnico, com definições do que a concessionária exige, cumprindo legislação regulatória, e o que o município precisaria definir nos projetos.
Outras obras
O novo acesso faz parte de um pacote de obras que a Prefeitura projetou e apresentou à (ANTT) e à concessionária Arteris - Autopista Litoral Sul, em 2018. Embora a proximidade física com o conjunto de obras das paralelas da BR-101, área de domínio da concessionária, muitos desses projetos são (e serão) executados pela Prefeitura de Palhoça, que também elaborou os estudos técnicos.
Nesse pacote, constam obras como: a ligação da Avenida das Torres com a paralela da BR-101 no Jardim Eldorado, que está agilizando o deslocamento de veículos para os bairros Jardim Eldorado, Brejaru e Pedra Branca; um novo acesso à marginal norte pela rua Angélica Raulina Weingartner (rua da Churrascaria Branger), em andamento; modificações (já concluídas) no acesso à marginal norte, na rua Papa Paulo VI, na Ponte do Imaruim; alargamento da marginal norte entre a loja Havan e o “Viaduto do Passa Vinte” (ainda sem autorização da ANTT); modificações no “Viaduto do Aririú”, incluindo novos retornos; melhorias na ligação entre a BR-282 e a marginal da BR-101.
O prefeito Camilo Martins acredita que o conjunto de obras produzirá melhorias significativas na mobilidade, mas a solução definitiva passa pela conclusão do Contorno Viário, que está atrasada, apesar da ação civil pública ajuizada pelo município na Justiça Federal contra a concessionária e a ANTT, em fevereiro de 2019, quando foi decretada situação de emergência na mobilidade urbana da cidade. “A ligação da marginal da BR ao Centro pela Praça das Bandeiras é apenas mais um passo da administração municipal para atenuar os impactos negativos da falta de mobilidade na área central de Palhoça, resultante dos constantes congestionamentos provocados pela BR-101 e paralelas”, explicou.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?