A Prefeitura de Palhoça desenvolveu um mês completo pautado com ações que visam à prevenção da saúde bucal. A programação “Abril Sorriso”, definida pelas equipes de Saúde Bucal do município, vai desenvolver diversas ações, como: visitas domiciliares a acamados e idosos; atividades nas Unidades de Saúde com palestras, participação em grupos, dentre outras; orientações sobre próteses dentárias, doenças sistêmicas e suas repercussões na saúde oral das pessoas e prevenção do câncer de boca.
“Nosso objetivo é a orientação quanto a doenças como a diabetes, a hipertensão e a sua repercussão na saúde oral, pois, assim como a falta ou a desadaptação de próteses orais, também pode causar problemas como dores de cabeça, desnutrição, dentre outros”, esclarece a secretária de Saúde, Ana Paula Heiderscheidt.
No dia 19 de abril, das 13h às 17h, acontecerão atividades na praça da Ponte do Imaruim, com orientações, avaliações com a participação do Odontomóvel e levantamento epidemiológico, entrega de flyers e kits de higiene oral.
O dia “D” da programação será 26 de abril, das 13h às 17h, na Praça Sete de Setembro, com orientações, avaliações (mais uma vez com a presença do Odontomóvel), e levantamento epidemiológico, entrega de materiais explicativos e kits de higiene oral.
A campanha Abril Sorriso aconselha as pessoas a cuidar bem dos dentes e a fazer consultas periódicas com dentista. Se essas orientações forem seguidas os dentes podem durar a vida inteira. “Independentemente da idade, você pode ter dentes e gengivas saudáveis se escovar pelo menos três vezes ao dia com creme dental com flúor, se usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e se for regularmente ao dentista para exames completos e limpeza”, esclarece Samy Bechtold Bett, coordenadora de Saúde Bucal.