A Secretaria Municipal de Educação de Palhoça está convocando os pais ou responsáveis por crianças que aguardam vagas nas creches do município a participarem do recadastramento da lista única, que define a ordem de chamada. Para fazer o recadastramento, a pessoa interessada deve procurar o Centro de Educação Infantil (CEI) mais próximo da residência da criança, entre os dias 15 de outubro e 10 de dezembro de 2018.
Quem não efetuar o recadastramento terá o nome automaticamente excluído da lista única e deverá realizar uma nova solicitação de vaga de creche. Para participar do recadastramento, os pais ou responsáveis devem comparecer ao CEI, levando certidão de nascimento da criança, comprovante de residência atualizado e documentos pessoais dois pais ou responsáveis, número de telefone para contato.
Para definir as regras gerais, a Secretaria de Educação editou uma resolução que "dispõe sobre as normas para o recadastramento da lista única de espera dos Centros de Educação Infantil (CEIs), do município, em 2018".
Essa decisão foi adotada levando em consideração "a necessidade de atualização dos dados cadastrais das crianças pleiteantes às vagas existentes nos CEIs". Inclusive porque um grande número de famílias mudou de telefone, de endereço e muitas crianças que aguardam vagas nem residem mais no município. Desde 2013 não é realizado, de modo presencial, recadastramento e/ou atualizações de dados cadastrais.
Segundo a Secretaria de Educação, o recadastramento será realizado com base no "novo sistema eletrônico da lista de espera que irá garantir ainda mais transparência e agilidade no processo de chamada para as vagas". A Secretaria informa, ainda, que o recadastramento se faz necessário porque algumas crianças que estão na lista de espera já estão matriculadas em outras instituições de ensino.
As vagas existentes nos CEIs de Palhoça que surgirem no decorrer do recadastramento serão preenchidas com base na fila única já existente, "até que ocorra a homologação final do processo de recadastramento".