A Secretaria de Defesa do Cidadão, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea), realizou a entrega das primeiras doações originadas pelo projeto de recolhimento de cavalos abandonados no município. Cinco animais foram doados na sexta-feira (12) para dois adotantes, que agora serão responsáveis por manter os animais saudáveis e bem tratados.
Em agosto do ano passado, a Prefeitura de Palhoça firmou um convênio com a Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC), através do Regimento de Polícia Militar Montada (Cavalaria), para recolhimento de equinos em situação de maus tratos e abandono no município. A definição das condições em que é considerado o abandono está prevista na Lei Municipal no 4.752, de 5 de agosto de 2019.
Desde o início do convênio, 34 animais foram recolhidos e encaminhados para um terreno mantido pela Cavalaria, em São Pedro de Alcântara. A partir do momento em que o animal é recolhido, o proprietário tem 30 dias para solicitar o resgate do animal. Decorrido esse prazo, o animal estará disponível para doação. Em caso de comprovação de maus tratos, o dono também perde o direito de propriedade sobre o animal, permitindo a doação.
Na sexta-feira (12), Eliseu Martins assinou o termo de doação de equino e levou para seu sítio, em Anitápolis (SC), um cavalo, uma égua e um burro. O termo estabelece os direitos e deveres do adotante para com os animais adotados. Ao assinar o documento, o adotante declara-se apto a assumir a guarda e a responsabilidade sobre o animal e confirma estar ciente de todos os cuidados que o cavalo exige, no que se refere à sua guarda, manutenção, alojamento e alimentação; risco inerentes à espécie no convívio com humanos, comprometendo-se a guardá-lo e vigiá-lo, preservando sua saúde e integridade e a submetê-lo aos cuidados médico-veterinários, sempre que necessário. O adotante também não pode transmitir a guarda ou negociar a posse do animal sem o conhecimento do município.
O comunicador Luiz Carlos Espíndola também recebeu a doação de uma égua (que recebeu o nome de Miga) e um cavalo (nomeado Capitão). Espíndola garante que ambos serão muito bem cuidados em seu sítio, em Angelina (SC).
Além da doação, outros cinco animais foram resgatados pelos proprietários na tarde de sexta-feira (12). Tanto as adoções quanto a retomada da posse foram acompanhadas de perto pelo secretário de Defesa do Cidadão, João Gonçalves Neto; pela médica veterinária Angélica Socas Doin Vieira; e pela gerente do Bem-Estar Animal, Rosemary K. Marques.
A Cavalaria ainda mantém quatro cavalos recolhidos em Palhoça, e pelo menos dois deles estão liberados para adoção. Quem tiver interesse, pode entrar em contado com a Dibea pelo telefone: 3242-1512.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
02/12/2024
02/12/2024