Desde 2015, a Prefeitura de Palhoça utiliza a plataforma web de gestão 1Doc Governo para a comunicação interna e externa como medida eficiente e sustentável. O objetivo é reduzir gastos e burocracia, além de superar a recessão econômica.
O conceito envolve circulares, memorandos internos, registros de atendimentos, protocolos e ouvidorias de forma eletrônica, diminuindo a dependência das impressões e melhorando o atendimento à população. Até o momento, foram aproximadamente 500 mil documentos gerados e migrados pela plataforma, uma média de 600 emissões por dia e mais de 12 mil atualizações ao mês. São quase 3 milhões de visualizações e mais de 88 mil arquivos anexados, totalizando mais de 18 mil pessoas atendidas.
De acordo com Jéferson de Castilhos, cofundador da empresa catarinense, todos esses números levam a uma economia de aproximadamente R$ 180 mil e o potencial de redução de custos aumenta com a utilização da ferramenta. “É importante salientar que nesse valor é considerado apenas a economia de papel e impressão. Se levarmos em conta outros aspectos, pode ser muito superior”, ressalta.
Desde 2014, o prefeito Camilo Martins vem adotando diversas medidas para reduzir os gastos da máquina pública considerando a redução dos repasses federais e estaduais em função dos tempos de crise financeira no país, racionalizando os recursos disponíveis, como decreto de contenção de despesas, maior controle na utilização de combustíveis e o uso do 1Doc Governo. “Iniciamos programas que otimizam as despesas, sem comprometer o nível e a qualidade do serviço que prestamos. Eles reduzem gastos que passaram a ser considerados supérfluos em momentos de escassez econômica. Com a utilização do 1Doc, por exemplo, todos os setores internos e estratégicos da administração estão conectados neste sistema”, afirmou.