As secretarias de Segurança Pública e de Assistência Social de Palhoça realizaram uma ação de abordagem a pessoas em situação de rua na noite desta terça-feira (18), no Centro e na Ponte do Imaruim. A operação contou com o apoio da Polícia Militar.
Foram abordadas 15 pessoas: 13 delas rejeitaram o auxílio oferecido. Um dos moradores em situação de rua informou que havia conseguido um emprego provisório e precisava de ajuda para regularizar sua documentação, e recebeu toda a atenção das equipes da Prefeitura, que realizaram os encaminhamentos necessários. E outra pessoa, que estava dormindo sob uma marquise no Centro, aceitou a ajuda e foi encaminhada para o abrigo provisório, enquanto são realizados os trâmites para encaminhá-lo ao seu local de origem. “Mesmo quando eles aceitam voltar para sua terra natal, e nós não fazemos nada sem o consentimento deles, não é uma situação tão simples assim, porque tem toda uma documentação que precisa ser preenchida e precisa ter alguém, da família ou da própria comunidade, para recebê-los. Mas nós sempre fazemos todo o esforço possível para encaminhar essas pessoas de volta para seus lares”, observa a coordenadora da fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Ana Paula Machado.
Localizado no Caminho Novo, o abrigo provisório esgotou sua capacidade de acolhimento – 30 pessoas em situação de rua estão acolhidas no espaço organizado dentro do Centro de Convivência do Idoso. No abrigo provisório, eles recebem alimentação e roupas limpas e podem tomar banho e pernoitar. Saiba mais sobre o abrigo provisório no link https://bit.ly/3bGunHn.
As abordagens às pessoas em situação de rua são frequentes em Palhoça e vão continuar acontecendo, periodicamente.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?