A Secretaria Municipal de Segurança Pública organizou, na noite de terça-feira (21), mais uma ação integrada de abordagem de pessoas em situação de rua nos bairros Centro e Ponte do Imaruim.
No total, 20 pessoas foram cadastradas no sistema Força Tarefa DOA, com passagens por tráfico de drogas, furto e roubo. A ação teve a participação da Polícia Militar, Guarda de Trânsito e as secretarias de Assistência Social e Serviços Públicos.
A maioria das pessoas abordadas é de outros estados e munícipios, sendo que a Assistência Social faz o trabalho de cadastramento e, com o consentimento da pessoa abordada, disponibiliza passagens de volta à origem.
Na oportunidade da ação, foram feitas as limpezas nas áreas públicas pela Secretaria de Serviços Públicos.
A Força Tarefa DOA - Defesa, Orientação e Apoio às Pessoas em Situação de Rua (PSRs) foi iniciada em abril de 2017, após um encontro entre entidades públicas e privadas na reunião do Conseg do Centro de Florianópolis.
A missão da Força Tarefa DOA é a articulação e integração dos órgãos governamentais e entidades da sociedade civil com o objetivo de resgatar a cidadania, criar oportunidades e reintegrar à sociedade as pessoas em situação de rua.