Por: Willian Schütz
Inaugurado em agosto, o Contorno Viário da Grande Florianópolis já apresentou, segundo a concessionária Arteris Litoral Sul, redução do número de acidentes na BR-101. No entanto, estão em discussão diversos pontos de melhoria a serem implementados na nova rodovia ainda. Um deles foi repercutido na semana passada pelos prefeitos reeleitos Eduardo Freccia (PL), de Palhoça, e Salmir da Silva (MDB), de Biguaçu: os acessos à nova rota.
Recentemente, ambos os prefeitos defenderam a construção de uma perimetral paralela ao traçado do Contorno. Esse assunto já chegou a ser apresentado para a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), mas nenhuma mudança foi anunciada até o fechamento desta edição.
A demanda ocorre, de acordo com os prefeitos, com a intenção de facilitar o acesso entre os bairros e ao próprio Contorno. Além disso, Freccia e Salmir dizem que o intuito não é criar nenhuma entrada nova ao Contorno, apenas facilitar o deslocamento até as conexões com estrada já implementadas no projeto original executado pela Arteris.
Em paralelo, a população está improvisando maneiras de acessar o Contorno com mais facilidade. Isso foi registrado pela própria concessionária, que, cerca de 45 dias depois da inauguração da rodovia, já havia registrado 10 casos de destruição de defensas metálicas, supostamente provocada por moradores para a criação de acessos irregulares à rodovia.
Esses acessos improvisados, conforme registrado pela Arteris, são feitos com a retirada irregular de guard-rail. Segundo a concessionária, esses acessos irregulares podem aumentar o risco de acidentes, uma vez que a rodovia tem características de via expressa. No entanto, em seus 50 quilômetros de extensão, o Contorno Viário conta com apenas seis acessos.
Bloqueios noturnos
Outra questão envolvendo o Contorno Viário da Grande Florianópolis é a série de bloqueios noturnos que vem ocorrendo em trechos da rodovia. O objetivo dessas interdições, segundo a Arteris, é realizar os trabalhos de comissionamento dos túneis. Segundo a empresa, este serviço visa garantir a efetividade dos sistemas operacionais e de tecnologia que integram os túneis do Contorno.
Essa operação começou no dia 16 de setembro e seguirá até o dia 24, com bloqueios agendados, sempre no período noturno. As próximas manutenções serão feitas nos dias 21, 22, 23 e 24 de outubro. Nessas datas, os trabalhos terão início por volta das 23h e término às 5h do dia seguinte. Nos demais dias e horários, o Contorno deve operar normalmente.
Guarda do Cubatão
Vale lembrar que, depois da inauguração do Contorno, demorou quase um mês para que o tráfego fosse liberado em um trecho importante para os palhocenses: a passagem superior de nível da rua que faz a ligação dos bairros Guarda do Cubatão e Pachecos. A estrutura fica nas imediações da rua Natalino Campos Schaimann e, apesar dessa demora para a entrega, faz parte do Contorno Viário.
Contorno Viário
Com 50 quilômetros de pista dupla e seis acessos por trevos, o Contorno Viário da Grande Florianópolis foi construído para desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana. A rodovia tem quatro túneis duplos, 21 passagens em desnível e sete pontes duplas, e passa pelos municípios catarinenses de Palhoça, Biguaçu e São José.