A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Palhoça recebeu, na manhã desta quinta-feira (12), a reunião trimestral entre o prefeito Eduardo Freccia e os membros da Diretoria da CDL local. No encontro estiveram em pauta assuntos que envolvem o comércio e o desenvolvimento estrutural da Palhoça.
Com início às 9h, a conversa circulou entre temas de relevância pública para o município, com um diálogo entre Freccia e a direção sobre temas como: infraestrutura, segurança pública, tributação e projetos em andamento.
Tópicos abordados
Obras da terceira pista: partindo da CDL, houve uma cobrança na agilização nas obras da terceira faixa da BR-101. Em resposta, o prefeito explicou que ainda em agosto serão liberados seis quilômetros em território josefense e que, em Palhoça, a obra deverá ser finalizada até novembro deste ano.
Câmeras de Monitoramento: até o momento, 57 câmeras foram instaladas, uma vez que 252 estão previstas para as ruas da cidade. Durante a conversa foi relatado que a dificuldade está na dependência da Celesc para fazer as ligações nos postes; mesmo assim, essas câmeras serão utilizadas apenas para apurar incidentes e que o software de monitoramento por movimento será a próxima etapa do processo. Além disso, foi dito que a Guarda Municipal já voltou a operar na Praça 7 de Setembro.
Outras obras na região central: foram pontuadas algumas ações ocorridas na Avenida Aniceto Zacchi e solicitadas mais duas faixas de pedestres em locais específicos.
Parque Municipal: foi dito que a primeira etapa do projeto de revitalização do espaço começará a ser implementado nos próximos dias. Ainda na reunião, a CDL apresentou projeto próprio, como contribuição às melhorias naquele local.
Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (Cosip): segundo o que foi afirmado no encontro, já foram trocados 70% do parque de iluminação do município e é provável que até novembro deste ano, a troca possa ser concluída. No entanto, faz apenas um mês que se conseguiu o arbitramento do novo valor que a Celesc cobrará pelos gastos com iluminação pública. Com isso, a conta de energia da Prefeitura Municipal tem chance de diminuir.
Nessa linha, um Projeto de Lei (PL) está sendo encaminhado à Câmara Municipal de Palhoça, propondo a redução em 10% na Taxa de Iluminação Pública. E, conforme novas alterações de contrato forem feitas com a Celesc, outros PLs poderão ser enviados à Câmara, para que o valor reduza proporcionalmente.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?