O Brasil apresenta uma grande riqueza ambiental. A exploração inadequada dos recursos naturais disponíveis em todo o território nacional, porém, faz com que problemas como desmatamentos, poluição da água e queimadas sejam comuns em todo o país.
Para minimizar esse problema uma das ações prioritárias é a educação. Somente a partir do momento em que entendemos que a preservação da natureza está diretamente relacionada com a qualidade de vida das pessoas é possível repensar as práticas e encontrar um modo de vida que impacte menos o meio ambiente.
Em Palhoça, por meio da educação ambiental focada na sustentabilidade, os estudantes da rede municipal de ensino vivenciam experiências práticas como semear, plantar e colher frutos, possibilitando uma interação com a natureza e contribuindo na construção de suas identidades pessoais.
Os alunos da professora Denise Lisboa, no CEI Snoopy, localizado na Ponte do Imaruim, têm a oportunidade de cuidar da horta escolar dentro do centro de ensino. A ação, além de resgatar o contato das crianças com o meio ambiente, também amplia o entendimento sobre a importância das práticas sustentáveis no dia a dia.
“Cuidar do meio ambiente e desenvolver ações sustentáveis é fundamental em todas as idades. Por isso, quando iniciamos esse tipo de educação para as crianças em seus primeiros anos escolares, com certeza, estamos contribuindo para o surgimento de novas gerações mais conscientes e preocupadas com o futuro” enfatiza o prefeito Eduardo Freccia.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!