A Prefeitura de Palhoça liberou a ponte pênsil sobre o rio Cubatão ao tráfego de veículos automotores de passeio, em decisão tomada na tarde de sexta-feira (28). A ligação entre os lados Norte e Sul do bairro Guarda do Cubatão estava interditada desde 30 de maio, por medida de segurança e de forma preventiva, enquanto obras de restauração eram realizadas pela Secretaria de Infraestrutura e Saneamento.
A liberação foi possível após uma vistoria técnica realizada pela Secretaria de Segurança Pública, com apoio logístico da Defesa Civil, que constatou que as obras estruturais recomendadas foram realizadas. Segundo Leonel Pereira, da Secretaria de Segurança, toda a estrutura da ponte foi reforçada, com a instalação de novos “tirantes laterais”, cabeamento de aço com braçadeiras novas e substituição de boa parte das tábuas do assoalho.
O primeiro ato de interdição aconteceu em 19 de fevereiro, com posterior liberação ao trânsito de veículos, o que foi suspenso porque os usuários desrespeitaram regras de segurança pré-estabelecidas, como a passagem de um veículo por vez. Essa mesma regra está valendo agora: a recomendação é a passagem de um automóvel por vez. Essa limitação não se impõe ao trânsito de motocicletas e outros veículos leves.