Por: Willian Schutz*
Na última segunda-feira (8), o 16º Batalhão de Polícia Militar de Palhoça (BPM) preparou um levantamento dos crimes ocorridos no município, neste início de 2021. Os números representam os registros dos dois primeiros meses do ano e são comparados com os do mesmo período do ano passado, e foi apontada uma diminuição nos índices gerais de criminalidade.
O boletim apresenta queda em boa parte dos indicadores: furto, homicídio, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e confronto policial. O único aumento, entretanto, foi em roubos: 15% a mais - 33 ocorrências nos dois primeiros meses de 2020, e 38 no mesmo período em 2021.
Em janeiro e fevereiro de 2020, houveram 137 furtos. Já no mesmo período em 2021, 107 foram registrados, queda de 22%.
Homicídios: em 2020, nos meses de janeiro e fevereiro, foram 4; em 2021, ocorreram apenas dois.
Tanto em 2020 quanto em 2021, não foram registradas ocorrências de feminicídio em Palhoça em janeiro e fevereiro. O mesmo ocorreu com os crimes de latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
A criminalidade em Santa Catarina
O levantamento repercute o boletim divulgado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, na quinta-feira (4), com os índices de criminalidade no estado.
De maneira geral, os índices estaduais conversam com os números de Palhoça: diminuição geral. Contudo, destaca-se que, até 28 de fevereiro, 89,2% dos municípios catarinenses não registraram nenhum homicídio, crime este que está com queda de 20,8% para o período.
Mesmo em tempos de pandemia, a violência doméstica e o feminicídio seguem em queda no estado. De 1º de janeiro a 28 de fevereiro foram registrados quatro feminicídios em Santa Catarina, contra seis no mesmo período no ano passado.
Vale salientar que, as estatísticas municipais de Palhoça foram cedidas com exclusividade ao jornal Palavra Palhocense, que entrou em contato com o tenetne-coronel Rodrigo Carlos Dutra, comandante do 16º BPM. Dessa forma, a apuração foi realizada em duas vias: institucional e jornalística.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim