Tramita na Câmara de Vereadores de Palhoça, Projeto de Lei de autoria do vereador João Carlos Amândio (Bala, PSD), que institui política de mobilidade sustentável e incentivo ao uso de bicicleta no município, assim promovendo a melhoria do trânsito.
Bala justificou o Projeto de Lei dizendo que Palhoça precisa de programas que promovam e estimulem campanhas educativas voltadas para a mobilidade, por meio de transporte não poluentes, como é o caso da bicicleta “Nossa cidade possui algumas ciclovias que poderão ser usadas pela população, tais como a da avenida Elza Luchi, avenida Rio Branco, avenida João Born, avenida Aniceto Zacchi, Avenida das Torres, avenida Nossa Senhora dos Navegantes, a do bairro Pedra Branca, dentre outras”, explica o vereador.
O projeto prevê a promoção de ações e projetos em favor dos ciclistas, a fim de melhorar as condições para o seu deslocamento e segurança; integração da bicicleta ao sistema de transporte público e promoção de campanhas educativas voltadas para o uso da bicicleta.
Com isso o vereador espera:
- Possibilitar a redução do uso do automóvel nos trajetos de curta distância.
- Estimular o uso de bicicleta como meio de transporte alternativo e sustentável.
- Criar atitudes favoráveis aos deslocamentos cicloviários.
- Promover a bicicleta como modalidade de deslocamento urbano eficiente, saudável e ecologicamente correto.
- Incentivar o associativismo entre bicicletas e usuários dessa modalidade de esporte.
- Estimular a conexão entre cidades, por meio de rotas seguras para o deslocamento cicloviário, voltadas para o treinamento dos atletas, turismo e o lazer.
- Implantar bicicletários nos estabelecimentos públicos e privados.
O projeto de lei prevê ainda que, para fins de promoção das políticas de mobilidade urbana, fica instituído no calendário oficial do município o Dia Municipal de “Ir ao Trabalho de Bicicleta”, a ser comemorado no dia 29 de agosto de cada ano, no qual caberá aos órgãos competentes promover a conscientização da população através da campanha “Um Dia Sem Carro”.