A UniSul, instituição que pertence ao Ecossistema Ânima Educação, está entre as instituições selecionadas para compor o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Cubatão, do Rio da Madre e Bacias Contíguas (SC). A Universidade fará parte da equipe de gestão que ficará à frente dos projetos e pesquisas entre os anos de 2021 e 2025. Compete a esse comitê promover o debate das questões relacionadas aos recursos hídricos e articular junto aos órgãos e entidades intervenientes, realizar estudos, divulgar e debater os programas prioritários de serviços e obras a serem realizados, além de definir objetivos, metas, benefícios, custos, riscos sociais e ambientais e fornecer subsídios para elaboração do relatório anual sobre a situação dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.
Para o professor José Gabriel, dos cursos das Engenharias, Agronomia e Biologia da UniSul, a participação da instituição no comitê é de extrema importância para a universidade, seus professores e pesquisadores terem voz nas assembleias do comitê.
“A UniSul tem um histórico de trabalhos desenvolvidos em colaboração com comitês de bacias hidrográficas. As atuações da instituição já ocorreram em uma série de projetos como no plano da Bacia do Itapocu. Estes planos e projetos chegavam até a instituição por conta de demandas dos municípios, ou por pedidos específicos em dezenas de projetos, que envolviam professores e alunos bolsistas. Com a representação no setor de Organizações Civis de Recursos Hídricos no Comitê da Bacia do Rio Cubatão e Madre, a UniSul mantém as possibilidades de desenvolvimento de projetos conjuntos, além de também conseguir se aproximar de órgãos governamentais, consumidores de água e do setor público”, reforça o docente.
O Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas do Rio Cubatão, do Rio da Madre e bacias contíguas é um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH). Criado através do Decreto Nº 3.943 de 22 de setembro de 1993, foi o primeiro Comitê de bacia estabelecido no Estado de Santa Catarina. Sua área de atuação compreende as bacias hidrográficas do rio Cubatão, do rio da Madre e seus tributários, que são de domínio Estadual e de extrema importância socioeconômica para região da Grande Florianópolis, sendo responsáveis pelo abastecimento de água de quase um milhão de habitantes nesta área.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?