Na finalização da Campanha Nacional contra a Poliomielite, as unidades de saúde dos bairros Bela Vista, Ponte do Imaruim, Centro e Pinheira farão atendimento exclusivo neste sábado (28), das 8h às 13h, como um incentivo à vacinação das crianças. A campanha termina na segunda-feira (30).
Devem ser imunizadas contra a pólio crianças com idades entre seis meses e quatro anos. As que forem se vacinar poderão atualizar suas cadernetas de vacinação para a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba e é destinada a crianças com idades entre um e cinco anos incompletos.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por conta da baixa adesão, a campanha, que começou em cinco de outubro, havia sido prorrogada em novembro.
Cobertura vacinal baixa
De acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, Palhoça vacinou apenas 68% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município, o que corresponde a pouco mais de 8 mil doses aplicadas.
Crianças de quatro anos são as que mais compareceram, até o momento, nas unidades de saúde, alcançando 75,79% da cobertura vacinal proposta; em seguida, estão os pequenos de dois anos (com 74,96%), de três anos (com 68,70%) e de um ano (58,07%).
Em meio à escalada de casos do novo coronavírus no estado, a secretária municipal de saúde, Sandra Ribeiro de Abreu, garante que as unidades de saúde estão preparadas para prestar um atendimento seguro. “Assim como vem sendo realizado durante toda a pandemia de Covid-19, estamos praticando todos os protocolos de triagem, higienização, proteção e distanciamento para prevenir a infecção pelo coronavírus”, explica.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!