O judoca da Sogipa-RS Pedro Santos não foi o único de Palhoça convocado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para disputar o Meeting Nacional de Base Sub-18, que acontecerá nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2019, em São Paulo. No meeting, 12 atletas do Brasil disputam quatro vagas na Seleção Brasileira de base. Pedro Santos vai competir na categoria até 90kg, e Luiz Felipe de Freitas Mello Rego, outro atleta da Guarda do Embaú, vai buscar uma vaga na equipe nacional na categoria até 81kg.
"É um sonho que eu tenho desde pequeno, de fazer parte da Seleção Brasileira, de um dia poder competir representando o meu país e de colocar o BRA no quimono", comenta Luiz, que em 2018 foi campeão dos Joguinhos Abertos, bronze no Campeonato Estadual, e ouro na etapa estadual e bronze na fase nacional dos Jogos Escolares.
Se a dupla da Guarda do Embaú conquistar a vaga no masculino, Palhoça pode emplacar três atletas na Seleção Brasileira de judô. Isso porque a judoca palhocense Nathália Parisoto, do Grêmio Náutico União-RS, já faz parte do grupo que defende o Brasil em competições internacionais, na categoria até 78kg - a mesma da fera Mayra Aguiar, bronze em Londres-2012 e no Rio-2016.