A Prefeitura de Palhoça intensificou, desde a última quarta-feira (14), a coleta de material para testagem de todos os pacientes sintomáticos respiratórios do município. A partir desta quarta (22), o sistema adotado será o drive thru.
Quem apresenta o quadro de síndrome gripal (febre, associada à tosse, ou dificuldade respiratória ou dor de garganta) deve ligar para a Central de Atendimento pelo número 3220-0290 ou procurar uma das unidades de saúde. Após, a equipe da Vigilância Epidemiológica entrará em contato para agendar a data e o horário da coleta do material que será encaminhado para análise.
É obrigatório que o paciente com suspeita de infecção pelo novo coronavírus se mantenha em isolamento domiciliar durante todo o período: desde o início dos sintomas, até o resultado do exame, que pode levar de três a quatro dias.
O tipo de teste realizado é o PCR, que consiste na coleta de material por swab (hastes flexíveis) que são introduzidas nas narinas até alcançarem a nasofaringe e na região oral. Esse é o tipo de teste mais recomendado, e o que tem maior fidedignidade no resultado, principalmente se coletado do terceiro ao sétimo dia após o surgimento dos sintomas.
Pelos números atualizados na noite desta quarta-feira (22), o município apresenta 20 casos de Covid-19 confirmados, sendo que 10 pacientes se recuperaram; nove ainda estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica; e uma paciente veio a óbito.
Os pacientes confirmados, maior parte do sexo feminino, tem idade entre 20 e 60 anos ou mais, dos bairros: Nova Palhoça, Ponte do Imaruim e Passa Vinte (3 casos); Passagem do Maciambu, Praia de Fora e Jardim Eldorado (2); Barra do Aririú, Guarda do Cubatão, Pagani, Pedra Branca e São Sebastião (um caso cada um). Outras 213 suspeitas já foram descartadas e um paciente ainda aguarda o resultado do exame.