A Prefeitura de Palhoça vai ampliar o fornecimento de absorventes higiênicos para mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e econômica. A partir de agora, todas as 22 unidades básicas de saúde estarão participando do Programa Ciclo.
O programa foi criado em dezembro do ano passado, em formato piloto, nas unidades básicas de saúde no Vila Nova, no Frei Damião e no Brejaru. Agora, os produtos de higiene íntima fornecidos pela Prefeitura podem ser retirados em qualquer unidade da rede municipal de saúde. Para participar, é preciso estar com o cadastro atualizado no Bolsa Família. Cada mulher ou adolescente cadastrada no Bolsa Família tem direito a um pacote de absorventes diurnos e um pacote de absorventes noturnos por mês.
Até junho de 2021, a Prefeitura já havia fornecido, apenas nas unidades participantes do projeto piloto, 1.792 absorventes diurnos e 1.736 absorventes noturnos, beneficiando 172 mulheres. “Nesses oito meses de atuação, o Programa Ciclo teve um sucesso tão grande nas unidades de saúde que participaram do projeto piloto que decidimos ampliar para toda a nossa rede. É emocionante realizar uma ação como esta, com tamanho impacto na dignidade feminina”, reflete o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
Pesquisas relacionadas ao comportamento das adolescentes brasileiras indicam que uma em cada quatro jovens não possui um pacote de absorventes à disposição quando é necessário. Além disso, é grande o número de alunas que faltam às aulas em função do início do período menstrual. Um estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) aponta que uma em cada 10 meninas se ausenta da escola devido a essa situação.
O Programa Ciclo, que é focado no autocuidado, com ênfase na adolescência e na vida adulta, também prevê outras ações, que estão sendo colocadas em prática aos poucos, como a ampliação do agendamento de exames preventivos e a promoção de campanhas de conscientização sobre o autoexame e a importância da higiene feminina. “Nosso objetivo, com toda esta rede de atenção que nós estamos estruturando, com o Programa Ciclo e com a prevenção com relação ao câncer de mama, é o de ampliar a qualidade de vida das mulheres palhocenses”, argumenta o secretário da Saúde, Rosiney Horácio.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?