Por: Sofia Mayer*
Além de professora e dona de uma revista de moda, a palhocense Heluise Marion de Abreu (Lulu de Abreu) também se dedica a escrever histórias infantis. Nesta semana, o que já era levado a sério, ganhou importância a mais: três contos natalinos da autora foram selecionados para compor a antologia “Encantos de Natal”, organizado pela editora Expressividade, livro que será lançado em dezembro.
Lulu concorreu com outros 248 participantes, e foi selecionada com as obras “Cadê a bota do Papai Noel”, “Um Natal Diferente” e “Papai Noel Branco”. Segundo as regras da competição, cada concorrente podia enviar até três textos.
Desde o ano passado, já foram 18 histórias criadas pela palhocense; seis delas foram ilustradas pela artista Suzana Pancera. “É uma tatuadora que nunca tinha pensado em fazer desenhos. Conforme vou fazendo a historinha, vou mandando para ela e ela vai ilustrando”, explica.
Entre os participantes do concurso, estavam escritores de diferentes estados, inclusive brasileiros que moram em outros países. Além de contos, foram selecionados poemas, crônicas e outros formatos de textos literários. Apenas três escritores catarinenses foram escolhidos.
Lulu comemora o resultado, e afirma que fazer parte da antologia, com escritores que já possuem livros publicados, é motivo de grande emoção. “Foi a primeira vez que participei de um concurso assim, e acho que o mais legal disso é saber que vou deixar um registro meu para que pessoas possam apreciar. Algo que eu criei e que gosto de fazer”, comenta.
“Encantos de Natal”
O livro terá uma versão de luxo, com projeto gráfico e diagramação personalizados. A capa contará com ilustração da artista visual Milena de Oliveira. Uma versão e-book também será elaborada.
Para o concurso, cada autor pôde enviar, no máximo três textos de quatro páginas, ou uma única história com até 12 páginas. Além disso, as narrativas precisaram ser inéditas.
Projeções para o ano que vem
A ideia é que, no próximo ano, a história “Cadê a bota do Papai Noel” tenha um lançamento a parte, com ilustrações digitalizadas a partir de desenhos feitos por alunos de Lulu, que é professora na educação infantil em Palhoça.
A escritora também se prepara para um concurso de poemas, em janeiro. “Ser classificada incentivou até outras professoras a me procurarem e saber como se inscrever, quando será o próximo concurso. Isso é bacana!”, comemora. Na próxima competição, o foca serão poemas.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?