Da emergência cultural no período de pandemia, surge o Festival Multicultural de Barra Velha, realizado em formato virtual. O festival iniciou nesta quarta-feira (24) a encerra na sexta (26), das 19h às 22h, pelos canais do Facebook e YouTube da produtora Microponto Produções - onde a programação pode ser consultada. Entre os artistas participantes, um dos selecionados é natural de Palhoça: o ator, diretor e dramaturgo Welington Moraes.
Morador do Jardim Eldorado, Moraes integra uma das 11 atrações do Festival e se apresentará nesta quinta-feira (25), às 20h15. O evento abrange artistas das áreas de dança, literatura, música, teatro, além de ministrantes de oficinas culturais.
No Festival Multicultural de Barra-Velha, o palhocense apresentará uma leitura dramática de seu texto inédito: um monólogo, chamado “O Taxidermista”, que conta a história de um homem que se apaixonou pela Morte e, inesperadamente, teve o sentimento correspondido. Com isso, as pessoas deixam de morrer. Dessa forma, o senhor das trevas Lúcifer fica furioso com a situação. Assim a história discorre, com flashbacks, poesias e muita música.
“Em tempos de pandemia, eu captei toda a narração em casa, e fiz a edição misturando imagens de arquivo antigas, trazendo, assim, uma dinâmica para o texto. É uma nova forma de conceber a dramaturgia teatral, através da ferramenta online”, relata Welington, que já participou de mais de 47 montagens de dramaturgia.
Além do palhocense, participam do festival: Sahra Stamm, Aline Meira, Ruth Rodrigues e Lu May, Vitor Soltau, Grupo Asquino, Mizuê, Napkin, Colorê Colorê tem história pra você, Sid Ditrix e Espírito Rasta.
O evento virtual é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, a Lei nº 14.017/2020.
Para acompanhar, basta acessar www.facebook.com/micropontoproducoes ou www.youtube.com/micropontoproducoes.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?