A semana começou com muito trabalho após mais uma chuva forte registrada nos últimos dias na região da Grande Florianópolis. Em Palhoça, a Defesa Civil municipal registrou 155 milímetros em apenas 16 horas deste sábado (19) na região da Praia de Fora. De acordo com a diretora do Sul de Palhoça, Soraya Lymaco, “as ocorrências registradas demandam bastante trabalho durante esta semana e, felizmente, nossas equipes já estavam em atentas por conta da tempestade anterior”.
O município já havia sido castigado por uma tempestade intensa no início do mês, entre os dias 9 e 10 de junho, quando mais de 100 milímetros de precipitação provocaram deslizamentos e o vento forte chegou a derrubar três árvores. “Felizmente esta semana a chuva não veio acompanhada de vento forte, o que reduziu a quantidade e a intensidade dos problemas” explicou o secretário de Serviços Públicos de Palhoça, Edson Ghizoni.
Durante a manhã desta segunda-feira (21) uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos foi mobilizada para realizar os reparos necessários na ponte da Praia de Fora, que precisou ser interditada no final de semana. A Defesa Civil do município de Palhoça continua monitorando as atividades das regiões com situação mais delicada, principalmente as que contêm encostas com possibilidade de deslizamento. O diretor da Defesa Civil, Júlio Marcelino, ressalta que “não tivemos registro de desabrigados ou desalojados no município, mas deixamos o abrigo à disposição daqueles que precisarem. A previsão é de chuva fraca para as próximas horas e de uma semana mais ensolarada”.
Para o Prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, o município “continua o trabalho forte para prevenir acúmulo de água, recolhendo lixo e dando mantendo as ruas da cidade com condições de escoar a água, mas a surpresa tem sido a quantidade de chuva. Seguiremos firmes para contornar mais esta situação que vai nos deixar mais preparados para superar futuros problemas.”