Por: João José da Silva
Faleceu nesta quarta-feira (11), o nosso querido fotógrafo Gedalvo José dos Passos, o “vendedor de recordações”. Seu Gedalvo nasceu no Alto Aririú, em 1927, filho de José Juvêncio dos Passos e de Maria de Lourdes Medeiros. Casou-se com Judithe Macedo dos Passos, com quem teve 10 filhos, cada um mais legal do que o outro.
Ainda adolescente, em 1942, tomou gosto pela fotografia, começando com uma máquina emprestada. Mas não foi de imediato que seu Gedalvo dedicou-se totalmente à fotografia. Primeiramente, tornou-se professor, tendo lecionado no município de Anitápolis e no colégio Governador Ivo Silveira, em Palhoça, entre outras instituições de ensino. Foi só na década de 1960, depois que se aposentou, que passou a se dedicar, quase que exclusivamente, à arte de fotografar, abrindo, juntamente com um sócio, o laboratório fotográfico “Foto Palhoça”.
Pouco tempo depois, comprou a parte do sócio e passou a tocar o negócio sozinho. A partir daí, seguiu fotografando pela vida afora, e nisso lá se foram mais de 50 anos, registrando casamentos, aniversários, festas religiosas, batizados, primeiras comunhões, crismas, acontecimentos políticos e sociais, formaturas... Enfim, registros feitos por Gedalvo que não deixaram que a Palhoça de ontem se apagasse totalmente de nossa memória! Afinal, quem não tem uma recordação, guardada na gaveta de sua escrivaninha, eternizada pelo nosso vendedor de recordações?
O mais bonito é ver que seu Gedalvo, embora não andasse mais por Palhoça com sua máquina fotográfica debaixo do braço, deixou para os filhos o gosto pela fotografia, tanto que vários deles, a exemplo do pai, também vendem recordações!
No final de 2016, o jornal Palhocense foi procurado pelo patriarca dos Passos, Gedalvo Passos, para receber a tutela do maior arquivo fotográfico da cidade. Um acervo com mais de 1 milhão de negativos, resultado de décadas de trabalho da família no Foto Palhoça. O material foi catalogado e arquivado em 59 volumes de negativos. Desde então, a equipe do jornal Palhocense tem trabalhado na digitalização e arquivamento de todas essas fotos.
Em maio de 2017, o jornal Palhocense fez acontecer uma grande exposição de fotografias de seu Gedalvo Passos no Shopping ViaCatarina.
Li ou ouvi em algum lugar que nós somos “mandados” para a Terra para realizar três grandes feitos: aprender a amar, ensinar a amar e mudar a vida dos que estão à nossa volta. E isso seu Gedalvo Passos fez com maestria, completando totalmente essa missão. Neste momento de despedida, nos resta pedir a Deus que o ilumine e lhe dê paz, e preencha de conforto o coração de sua família, para que possa enfrentar essa enorme perda! Para o nosso vendedor de recordações, que tinha sempre um sorriso guardado para cada um de nós, nosso muito obrigado por ter vivido entre nós e ter nos ensinado a sermos seres humanos melhores!
Luto oficial
É com pesar que o prefeito de Palhoça, Camilo Martins, lamenta a morte do fotógrafo Gedalvo José dos Passos, aos 93 anos. Por essa razão, foi decretado luto oficial de três dias. O prefeito Camilo Martins se solidariza e manifesta condolências aos familiares e amigos. "Seu Gedalvo era uma das personalidades mais conhecidas e mais queridas de Palhoça. Sempre foi referência na área da fotografia e registrou em imagens a história de inúmeros palhocenses", comentou o prefeito.