Palhoça esteve representada na 5ª Conferência Global das Ondas, que começou no dia 4 e terminou no último 8, em Santa Cruz, na Califórnia, Estados Unidos. Cerca de 300 pessoas de 14 países participaram do evento. “Além dos conferencistas, tivemos oficinas, workshopps, festival de filmes, palestras ao ar livre e ‘paddle out’”, conta o presidente do Comitê Executivo da Reserva Mundial de Surfe (RMS) da Guarda do Embaú, Marcos Aurélio Gungel (Kito).
As experiências apresentadas defendem uma saída para não usar com tanta frequência os materiais plásticos, e principalmente, não deixá-los nas zonas costeiras, pois vão diretamente nos oceanos, com efeito direto na sobrevivência da vida marinha. Há um combate sistêmico das organizações sociais neste sentido, como a inglesa Surfers Against Sewage. “Alguns produtos que têm como a matriz o lixo plástico já estão sendo testados e até comercializados. Entres eles, destaque para a confecção de roupas e a tecnologia em transformar o plástico em óleo combustível, a princípio para ser utilizado em pequenas embarcações de pesca”, comenta.
Kito revela, ainda, que a questão do esgoto jogado nos oceanos (ou nos rios que avançam ao mar) também é tratada com muito interesse. O clima e a sustentabilidade na indústria do surfe foi outro tema abordado. A produção de pranchas e acessórios com material menos nocivo ao meio ambiente esteve na pauta em vários momentos.
O campeão mundial sul-africano Shaun Tomson e o californiano campeão de ondas grandes em Mavericks Greg Long também contaram suas experiências em relação aos oceanos. Kito representou Palhoça e falou sobre a Guarda do Embaú e informou sobre os projetos na RMS brasileira. Uma delas é a análise da qualidade da água no Rio da Madre em 10 pontos durante um ano - já foram feitas quatro análises. Outra iniciativa é o início da pesquisa Surfonomics, que pretende atingir 600 pesquisas em quatro fases - o projeto está na segunda etapa, com 400 pesquisas realizadas. “A pesquisa pretende levantar muitas informações com o objetivo de descobrir ‘qual o valor da onda’. Ela é direcionada aos surfistas, às pousadas e às escolas de surfe e stand up da Guarda do Embaú. Também já estamos com o nosso livro em fase de acabamento para publicação”, informa.
Também participou do evento o brasileiro Mauricio Duarte dos Santos, que esteve na Guarda durante a celebração da aprovação da RMS e está fazendo sua tese de pós-doutorado baseado nas reservas.