Desde o início do projeto, há um ano, o prefeito Camilo Martins avaliou que a iniciativa vai possibilitar mais controle de gastos sem comprometer a qualidade dos serviços. “Investimos em inovação para garantir uma gestão de alto desempenho, realizando mais por menos”. Segundo Camilo, “além dessa mudança de telefones com novos filtros de chamada implantados e ligações internas (de um setor/unidade para outro(a)) gratuitas, utilizamos desde 2015 uma plataforma web que informatiza a comunicação interna para circulares e memorandos com significativa redução do uso de papel”, ressaltou.
A secretária municipal de Administração, Cristina Schwinden Schmidt, complementa que a tecnologia VoIP (voz sobre IP), utilizada pela nova operadora, vai permitir mais mobilidade. “Será possível, por exemplo, transportar o aparelho telefônico para outro local com conexão de internet utilizando o mesmo número/ramal”. Ela também explica que a partir de agora será possível emitir relatórios estatísticos com dados sobre a utilização: “Por meio da modernização, haverá padronização no controle de ligações e, consequentemente, economia à administração pública”.
Os números antigos continuam funcionando durante um período de adaptação com a nova plataforma. Os setores receberão novas centrais telefônicas e os servidores receberão capacitação para operá-las. A única secretaria que permanece com os números atuais é a de Saúde, que já atende pela nova prestadora de telefonia e internet.
VoIP
Tecnologia atual e muito utilizada, consiste basicamente no roteamento da conversação humana usando a internet ou outra rede de computadores. Pacotes de serviço VoIP incluem funcionalidades que em redes tradicionais seriam cobradas à parte, como conferência a três, redirecionamento de chamadas, rediscagem automática e identificador de chamadas.