No dia 11 de dezembro, ocorreu, em Florianópolis, a solenidade de divulgação dos projetos aprovados no Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Santa Catarina.
A Prefeitura de Palhoça, por meio da Secretaria de Assistência Social, foi uma das contempladas, recebendo R$ 385 mil para iniciativas voltadas à infância e adolescência, incluindo o Programa Jovem Palhocense, que promove capacitação e oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade.
“Essa conquista é um reflexo do compromisso da nossa gestão em ampliar oportunidades e garantir os direitos das crianças e adolescentes de Palhoça”, destacou Luis Carlos Duncke, secretário de Assistência Social.
Esse é o maior edital da história do FIA lançado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, que disponibiliza recursos significativos para projetos que promovem o desenvolvimento de crianças e adolescentes em áreas como educação, saúde, cultura, esporte e proteção social.
De acordo com Andrea de Abreu, gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os recursos irão viabilizar a ampliação de atividades que promovem a inclusão e o desenvolvimento integral dos jovens atendidos: “Esse investimento permitirá fortalecer especialmente as iniciativas que demandam um suporte tecnológico, garantindo um maior alcance e eficácia nas ações”.
Jane Chiquetti, gerente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, ressaltou que o edital reforça a importância de ações articuladas. “Esses recursos representam um avanço significativo para iniciativas que previnem e combatem o trabalho infantil, garantindo que mais crianças tenham acesso a direitos fundamentais”, explicou.
Douglas Garcia, coordenador da Educação Permanente e criador do Programa Jovem Palhocense, enfatizou: “O edital não apenas permite a continuidade do Programa Jovem Palhocense, mas também amplia sua capacidade de transformar vidas, oferecendo capacitação profissional e suporte aos nossos jovens”.