A Prefeitura de Palhoça e a WM Eventos Esportivos uniram forças, novamente, para organizar a terceira edição da Palhoça Cup de Futebol, que iniciou nesta segunda-feira (16) e segue até o dia 21 de dezembro. A competição envolve as categorias de base e é um importante meio de fomento ao esporte para crianças e adolescentes.
“É a maior competição de futebol de base de Santa Catarina, vamos receber 2.500 atletas e profissionais do esporte; são 600 atletas somente de Palhoça”, celebra o presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), Jeferson Ramos Batista.
Além da FMEC e dos clubes do futebol amador palhocense, que cedem suas instalações para a realização dos jogos da competição, outro importante parceiro da Palhoça Cup é a Secretaria Municipal de Educação. “O esporte não é apenas uma prática física; é uma poderosa ferramenta educativa, que ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e superação, formando cidadãos mais preparados para os desafios da vida dentro e fora da sala de aula”, destaca o secretário de Educação de Palhoça, Gean Medeiros.
A competição
A terceira edição da Palhoça Cup conta com 108 equipes de vários estados brasileiros e também de países como Paraguai e Canadá, nas categorias sub-11 (14 equipes), sub-13 (24), sub-15 (40) e sub-17 (30 equipes) – cada categoria tem uma fórmula de disputa própria, adequada ao número de participantes.
Os jogos acontecem em diferentes sedes: Estádio do Avante, no Pachecos; Estádio do João Paulo II, na Ponte do Imaruim; Estádio da Associação dos Moradores do Madri, no Madri; Estádio do Atlântico, na Barra do Aririú; Estádio do Rio Grande, no Rio Grande; Estádio da Aerpi, na Ponte do Imaruim; Estádio do Enseadense, na Enseada de Brito; Estádio do Thomé, na Barra do Aririú; Estádio do Cruzeiro, na Guarda do Cubatão; e o Estádio do Catarinense, no Aririú da Formiga.