Por: Willian Schütz*
Palhocenses praticantes de ciclismo resolveram se mobilizar para uma ação de conscientização intermunicipal: o Pedal de Conscientização Outubro Rosa. A pedalada está marcada para o dia 24 de outubro.
Os ciclistas vão se encontrar na Praça Sete de Setembro, no Centro de Palhoça, por volta das 7h30. Para quem estiver em outros municípios, os pontos de encontro serão a Avenida Beira-Mar de São José e o Parque de Coqueiros, já na Capital. O grupo seguirá até o heliporto da Beira-Mar de Florianópolis.
Esta é a segunda edição do Pedal de Conscientização. A primeira ocorreu em outubro do ano passado e foi fruto de uma parceria de Marcia Viana com algumas amigas ciclistas. Com o crescimento da mobilização, elas conseguiram apoio de outros grupos e até de empresas locais.
A ideia surgiu em um contexto em que Marcia lutava contra o câncer de mama. Tendo em vista seu próprio quadro clínico e como a doença foi descoberta, a ciclista decidiu fazer uma ação de conscientização que passasse pelas ruas de Palhoça e região. “Acho que neste pedal vou ter que me expor um pouco; no primeiro, eu ainda estava fazendo quimioterapia. Quem me conhece, sabe que vira e mexe estou envolvida em campanhas. E nada mais natural do que fazer uma conscientização com um tema que eu estava literalmente vivendo na pele”, relata.
Marcia também diz estar na expectativa de que neste ano “seja ainda mais especial”. “Que consigamos atingir o objetivo, que é chamar a atenção das pessoas para esse problema, que é tão sério”, reflete. “Na primeira edição, foi muito legal. Nós tivemos mais de 100 ciclistas participantes. A maioria, mulheres. Mas tínhamos muitos homens também engajados nesse pedal, com o intuito de contribuir para a conscientização. Nós vestimos rosa ou algum adereço”, conta Najla Santos, uma das organizadoras da ação.
Além do ato em prol da conscientização, o grupo organizador está promovendo uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal que serão doados ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon). Pontos de arrecadação: Cicle Guckert e Team Cambirela, no Centro; Cyclotech, no Aririú; Alemão Bike, na Ponte do Imaruim; Pedra Bike, na Pedra Branca; e na Repecon, em Barreiros.
O grupo também irá ajudar o Cepon de outra forma: utilizando camisetas cor-de-rosa encomendadas junto à Associação de Voluntários do Cepon, organização que vende produtos para ajudar pacientes oncológicos.
A organização também destaca o apoio do Grupo do Pedal do Valmir, parceiro no evento.
Mais informações com Najla Santos: (48) 99980-0535.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?