Marcando a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Orionopólis Catarinense preparou uma programação que envolve atividades com os moradores, capacitações aos colaboradores, além de levar informação e conhecimento ao público em geral. O cronograma vai de 20 a 27 de agosto e Palhoça está inclusa em parte deste roteiro de eventos.
Na manhã da próxima segunda-feira (23), os moradores e colaboradores da instituição farão um Passeio Inclusivo, executando atividades esportivas adaptadas no Parque Ponte do Imaruim, próximo ao Campo João Paulo Segundo.
As demais atividades deverão ocorrer na sede da Orionópolis, com exceção do desfile de encerramento, que será no Parque de Coqueiros, em Florianópolis.
No entanto, ao longo da semana haverá transmissões especiais nos perfis Orianópolis Catarinense no Facebook e @orionopoliscatarinense no Instagram.
Programação completa
Sexta-feira (20):
Às 9h - Abertura da Semana da Deficiência com celebração, informações sobre a Semana e sobre o direito da pessoa com deficiência, com transmissão ao vivo via Instagram e Facebook;
11h - Almoço das Estrelas para os moradores, no refeitório;
14h – Karaokê, para integração de moradores e funcionários.
Segunda-feira (23):
Às 8h - Passeio Inclusivo no Parque Ponte do Imaruim, com atividades esportivas adaptadas;
14h - Dinâmica da Empatia, uma atividade de formação com equipe de saúde.
Terça-feira (24):
Às 9h - Dinâmica da Empatia;
14h - Gincana de perguntas e respostas com a temática da semana da pessoa com deficiência, entre funcionários e moradores.
Quarta-feira (25):
Às 9h - Roda de Conversa com os colaboradores, com participação de um Terapeuta Ocupacional;
14h - Oficina Vida e Movimento, atividade do Setor Pedagógico com moradores;
Quinta-feira (26):
Às 9h - Oficina Culinária, proporcionando autonomia aos acolhidos;
14h – Exibição de filme com temática da semana.
Sexta-feira (27):
Às 8h - Passeio de encerramento no Parque de Coqueiros, com pessoas que habitam a instituição e funcionários, que levarão cartazes e balões;
14h - Desfile de Fantasia.
Orionopólis Catarinense
Orionópolis Catarinense é uma entidade de Assistência Social, sem fins lucrativos, que há 33 anos presta Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, acolhendo adolescentes, adultos e idosos com deficiências físicas e mentais que possuem vínculos familiares fragilizados. Além de cuidados de saúde e reabilitação, possibilita o desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência.
A instituição funciona 24h por dia, e atualmente conta com cerca de 53 acolhidos em sua sede, que fica no bairro Ponta de Baixo, no município de São José, nas proximidades da divisa com Palhoça via Ponte do Imaruim.
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla ocorre oficialmente de 21 a 27 de agosto e “foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação”, consta em texto do Ministério da Saúde.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?