A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou um balanço sobre as ações realizadas dentro da Operação Acalento, que abrange todo o Brasil e tem como objetivo o combate aos crimes de violência contra crianças e adolescentes. Ações também vêm sendo realizadas em Palhoça.
A Operação Acalento é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, através da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As ações vêm ocorrendo nos 26 estados e no Distrito Federal.
De acordo informações repassadas pela Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCami) de Palhoça, no município foram apuradas e fiscalizadas as denúncias registradas pelo Disque 100 do Ministério da Justiça, que é um serviço telefônico gratuito pelo qual relatos de violações de direitos humanos podem ser feitos. A DPCami tenta cumprir um mandado de prisão por violência sexual expedido em Palhoça.
A operação teve início no dia 1º de junho, e desde essa data, foram realizadas em Santa Catarina 1.135 ações preventivas, entre vítimas atendidas, visitas e diligências policiais. Também, desde o início da operação, foram efetuados 862 procedimentos policiais e sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A coordenadora das DPCamis de SC, delegada Patrícia Zimmermann D'Ávila, ressalta que é necessário investigar e apurar toda e qualquer denúncia ou informação que importe na prática de crime contra crianças e adolescentes. “Somente assim podemos garantir uma infância e uma adolescência segura em Santa Catarina", destaca.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?