Por: Sofia Mayer*
Depois de quase dois meses e meio suspenso, o transporte coletivo municipal voltou a circular nesta segunda-feira (8), em Palhoça. A retomada, no entanto, está acontecendo em esquema especial, e é marcada por restrições, mudanças nos itinerários e regras sanitárias específicas para funcionários e passageiros.
As alterações também aparecem na frequência das viagens feitas pela Jotur, empresa que presta os serviços no município: durante a semana, os veículos circulam em escala de sábado. Já aos sábados, as linhas devem ser ainda mais restritas, com os horários tradicionais de domingo. Não haverá fluxo aos domingos.
Como a integração com Florianópolis não está sendo feita, já que a Capital segue com o transporte coletivo parado, os veículos estão indo apenas até pontos na Ponte do Imaruim, sem parar na Estação Palhoça. “Neste momento, estamos operando com urbano na forma de um circular, e a linha Palhoça indo até São José”, explica Ivo Ramos da Cruz, gestor da Jotur. A empresa afirma que o terminal do município voltará a funcionar apenas no dia 17 de junho, quando os ônibus florianopolitanos forem liberados.
Por enquanto, linhas que usualmente passavam pela avenida Elza Luchi, na Ponte do Imaruim, estão utilizando exclusivamente a Aniceto Zacchi, localizada no mesmo bairro.
Forma de pagamento
De acordo com o Decreto Municipal 2596/2020, a fim de minimizar os riscos de contágio da Covid-19, o pagamento da viagem deverá ser efetuado, preferencialmente, através de cartão. Como as aulas presenciais seguem suspensas, viagens com passe eletrônico de estudante não estão permitidas.
Medidas de contenção à Covid-19
Considerando as regras para conter a disseminação do novo coronavírus, os ônibus estão circulando com apenas 50% da capacidade máxima de lotação. Além disso, as viagens só podem ser realizadas com ventilação natural, garantindo que janelas e alçapões fiquem sempre abertos. A utilização de máscaras e álcool gel por funcionários e passageiros é obrigatória, e deve ser disponibilizada na entrada do veículo, junto ao cobrador.
A Jotur alerta que integrantes do grupo de risco e aqueles que podem, devem evitar a utilização do transporte, principalmente em horário de pico. Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos não poderão usufruir dos serviços.
Linhas em funcionamento
A circulação dos ônibus em Palhoça, a partir desta segunda-feira (8), fica restrita às linhas: Aririú - Campinas; Ponte do Imaruim - Barra do Aririu (circular); Palhoça - Biguaçu; Ponte do Imaruim/Guarda (circular); Bela Vista - Ponte do Imaruim; São Sebastião - Ponte do Imaruim; Madri via Pagani - Ponte do Imaruim; Caminho Novo/Terra Nova - Ponte do Imaruim; Ponte do Imaruim - Jardim Eldorado (circular); Pinheira - Ponte do Imaruim e Enseada do Brito - Ponte do Imaruim.
Os novos itinerários e quadros de horários completos podem ser visualizados aqui.
* Sob a supervisão de Luciano Smanioto
Quer participar do grupo do Palhocense no WhatsApp?
Clique no link de acesso!