A rede voluntária Ecopet - Ecologia e Bem-Estar Animal, de Palhoça, venceu o Prêmio Expressão de Ecologia, entregue na última sexta-feira (30), em Florianópolis. O reconhecimento veio a partir do trabalho de arrecadação de tampas plásticas recicláveis na Grande Florianópolis, que rendeu verba para custear a castração de pelo menos 1.092 cães e gatos de rua ou de famílias de baixa renda.
“Esse prêmio é resultado de um coletivo, só podemos agradecer a todos que juntam suas tampinhas e nos ajudam, e tudo só é possível graças aos nossos voluntários e aos 564 pontos de coleta distribuídos por Florianópolis, São José, Biguaçu, Palhoça, Antônio Carlos, Governador Celso Ramos e Santo Amaro da Imperatriz”, comemora o atual presidente da ONG, Lisandro Nunes Ferreira.
A premiação é considerada a maior do Sul do Brasil na área ambiental. A entrega dos troféus da 26ª edição do Prêmio foi realizada durante o Fórum de Gestão Sustentável, evento promovido pela Editora Expressão que reconhece as melhores iniciativas ambientais do Sul do Brasil.
A iniciativa evidencia o trabalho de valorização do meio ambiente de grandes empresas, cooperativas, ONGs, prefeituras, entidades e pequenos empreendimentos. “Ao longo dos 26 anos de história, o Prêmio Expressão de Ecologia já reconheceu e foi responsável por garantir notoriedade aos principais projetos socioambientais executados na região Sul”, comentou o diretor executivo da Editora Expressão, Rodrigo Coutinho.
Durante o evento, foram apresentados cases, palestras e vídeos socioambientais de organizações com destacada atuação em sustentabilidade na região. “Neste ano, tivemos dois grandes homenageados no Fórum. A Aurora, que completa 50 anos este ano e já foi premiada com 14 troféus Onda Verde, e a Epagri, que nesta edição ganhou três troféus e se tornou a maior vencedora da história do Prêmio Expressão de Ecologia, com 16 troféus”, comentou Rodrigo.