Os pequenos palhocenses agora podem aprender mais sobre a arte e a cultura do hip-hop. Isso porque,estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Danças Urbanas, que ocorre três vezes na semana: segundas e quartas-feiras, das 21 às 23h e sexta-feiras, das 19h30 às 22h. As aulas são no Centro de Cultura de Palhoça (CEU), situado na rua Neri dos Santos, 148, no bairro Jardim Coqueiros.
A oficina é para crianças a partir dos cinco anos e abrange todos os estilos de dança da cultura hip-hop, seja pop, locking, breaking, entre outras. Além disso, o grupo proporciona debates culturais e sobre cidadania, tendo a cultura do hip-hop como seu mote.
O grupo que realiza a iniciativa está formado desde 2014 e chama-se Positive Origens Crew, quando houve a fusão com um projeto que vinha sendo realizado em Florianópolis. O projeto também tem a missão de expandir o alcance da cultura que envolve o hip-hop.
“Estimulamos o jovem ao aprendizado, a olhar para si e se sentir incluso em algo maior… e também transformamos vidas, porque muitas crianças e jovens que já estiveram na rua e meio ‘perdidos’, agora se sentem fazendo parte de algo importante e que têm um poder de voz. De um modo geral, a gente educa através da arte”, ressalta Gustavo Araújo Ferreira, um dos representantes do grupo.
O projeto também vem ganhando força, uma vez que recentemente foi confirmado que o breaking dance estreará como modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris, marcados para 2024.
“Agora que o breaking é modalidade olímpica, estamos conversando com o comitê responsável para fazer parte, através de oficinas de danças. Estão fazendo confederações em cada estado para incentivar e achar novos talentos”, pontua Gustavo.
Nessa linha, atualmente oito crianças já estão treinando seus primeiros passos nas oficinas.
Vale salientar que para que qualquer menor de idade se inscreva, é necessário que os pais assinem um termo de responsabilidade e autorização.
Para mais informações sobre inscrição, basta entrar em contato com o número (48) 9 8453-0461 ou ir ao CEU no horário em que a oficina estiver ocorrendo.
O Positive Origens Crew vem prestando serviço voluntário, ou seja, se mantém com a contribuição dos professores de dança, mas está buscando incentivo para melhor viabilizar a proposta.
O grupo também tem o intuito de desenvolver a cultura na Grande Florianópolis, promovendo a evolução pessoal dos bailarinos através de treinos, apresentações e campeonatos.
Para conhecer mais sobre o trabalho do Positive Origens Crew, acesse o perfil @positiveorigens no Instagram ou a página “Positive Origens SC” no Facebook (www.facebook.com/OrigensSC).
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?