Aprender uma nova aptidão profissional e ainda colaborar com campanhas sociais. Essas são as duas possibilidades oferecidas aos participantes da Oficina de Caligrafia - Técnica à Caneta, que a Faculdade de Tecnologia Nova Palhoça (Fatenp) vai sediar no dia 7 de abril. A iniciativa é do calígrafo e oficial de Justiça de Palhoça Marcus de Lorenzi, criador do “Caligrafia do Bem”, que oferece serviços personalizados e realiza ações em que parte da renda é destinada a ações sociais.
“É uma forma de incentivar a solidariedade, algo que parece que está se perdendo”, afirma ele. Por meio do blog contosoficiais.blogspot.com.br, Lorenzi já desenvolveu várias campanhas - anteriormente ligadas a datas festivas como Páscoa e Natal. “Agora, o foco é outro, voltado principalmente a crianças doentes ou que estão hospitalizadas”, revela.
No caso da Oficina de Caligrafia na Fatenp, o valor da inscrição será utilizado para a compra do material (apostila, caneta e lápis) e terá 50% revertido para aquisição de brinquedos e adesivos de super-heróis para que seja feitas visitas para crianças em tratamento no Hospital Infantil de Florianópolis ou domiciliar. “Para nós, da Fatenp, que temos o compromisso com o desenvolvimento social da comunidade ao entorno, é muito importante fazer parte desta iniciativa”, afirma a diretora Larisa Hemkemeier Webber de Mello.
A caligrafia artística tem sido redescoberta e valorizada, principalmente pela utilização profissional, desde a produção de convites de casamento e cartões até o uso no design gráfico e tatuagens, por exemplo. Não é necessário experiência para participar da oficina.
Inscrições e informações em: caligrafiadobem.com/oficinas ou pelo telefone 98801-7696.