Por: Willian Schütz*
Em função do avanço das obras para a construção da terceira pista da BR-101 na Grande Florianópolis, a concessionária Arteris Litoral Sul tem promovido mudanças que se espalham pelo trânsito interno de Palhoça. Diante dessas alterações, que impactam diretamente o cotidiano dos palhocenses, as opiniões têm divergido.
Através de nota, a concessionária responsável pelas obras informa que todas as “decisões foram tomadas em reunião com a Prefeitura do município”. Nessa linha, a Prefeitura informa, em nota, que “as mudanças no trânsito interno de Palhoça foram necessárias em função das alterações promovidas pela concessionária Arteris Litoral Sul” e que “a Prefeitura está avaliando o comportamento do trânsito e novas alterações poderão ser feitas, se necessário”.
E novas alterações foram, de fato, feitas. Nesta quarta-feira (28), a Prefeitura reabriu a conversão à esquerda, em mão inglesa, para quem trafega pela rua 24 de Abril e deseja acessar a Coronel Bernardinho Machado. Essa conversão havia sido proibida.
O semáforo existente no cruzamento da avenida Barão do Rio Branco com a Coronel Bernardino Machado, que havia sido desativado, foi reativado nesta quarta (28). O semáforo da Bernardino Machado foi reposicionado, para respeitar o novo fluxo (a rua passou a ter mão única, da Barão do Rio Branco na direção da Amaro Ferreira de Macedo). Agora, quem vem da 24 de abril pode voltar a acessar a Bernardino Machado e optar por permanecer na via na direção da Amaro Ferreira de Macedo (o que é novidade) ou dobrar à esquerda na Barão do Rio Branco para fazer o retorno (como já era permitido antes da mudança).
Opiniões nas redes sociais
Muitos munícipes se manifestaram de maneira negativa com relação às mudanças. O principal motivo dos comentários é o grande número de congestionamentos que vem se criando na região central do município. “As filas estão se espalhando tanto, que até os guardas municipais têm que ficar controlando o trânsito quando tem mais movimento, ali na região da praça”, relata uma munícipe que reside nas proximidades da José Alfredo de Brum (lateral do colégio Governador Ivo Silveira), uma das vias modificadas e que funciona agora como “mão única” para os motoristas – da rua Amado Ferreira de Macedo na direção da avenida Barão do Rio Branco.
Moradora do bairro Jardim Eldorado, Ana Paula é outra palhocense que relata que a experiência, até agora, com as alterações, está sendo “muito negativa”. “Estou levando mais de uma hora para percorrer um percurso de uns 3 quilômetros, da minha casa até o meu trabalho. Até chegar ao viaduto do Jardim Eldorado, demora muito”, relata a munícipe.
Quando questionada sobre as manifestações dos moradores palhocenses, a Arteris Litoral Sul disse que as “modificações estão sendo monitoradas e elas são necessárias para melhorar o fluxo nas marginais, em função das obras da terceira faixa”. “Inclusive nessa região, onde há desvio de fluxo para a via marginal, em função da ampliação da ponte sobre o rio Maruim”, informa a concessionária.
Através das redes sociais, as manifestações sobre o assunto têm sido diversas. “Esse fechamento na saída do túnel de quem vem do Pagani em direção à ‘rua dos bombeiros’ foi o fim para quem leva as crianças de manhã cedo para o colégio”, comentou uma internauta, em publicação no perfil do jornal Palavra Palhocense no Instagram (@palhocense).
Outra leitora argumenta que há “reclamações porque se tornou um caos, filas gigantescas”. “Quem fez as mudanças com certeza não mora em Palhoça ou só usa helicóptero”, enfatiza.
Há também quem tenha uma opinião com viés otimista. Também nas redes sociais do jornal Palhocense, outro perfil postou um comentário defendendo que “agora está ruim porque o povo está se adaptando, mas assim que todo mundo entender o fluxo do trânsito, deve melhorar”.
As mudanças no viaduto do Jardim Eldorado
As alterações mais recentes e mais significativas estão em vigor desde a semana passada.
Na quarta-feira (21), foi liberada a nova agulha de descida da via marginal para a rua Papa Paulo VI, logo após o viaduto do Jardim Eldorado, no km 211. Quem vem do túnel não pode mais seguir reto para atravessar a Papa Paulo VI e entrar na rua Vinícius de Moraes, como era feito até então. O acesso à Ponte do Imaruim passou a ser realizado por meio da nova agulha, com a entrada após o viaduto e a saída logo depois do posto Petrobras.
No sábado (17), a concessionária responsável pela obra já havia liberado a nova agulha de acesso da Papa Paulo VI para a via marginal da BR-101, nas proximidades da rua Graciliano Ramos. Com isso, a Graciliano Ramos passou a ter sentido único, a partir da Papa Paulo VI até a Avenida Elza Luchi. Ou seja: quem trafega pela Elza Luchi, por exemplo, não pode mais acessar a Graciliano Ramos (rua da Pizzaria Figaro’s) como rota até a marginal da BR-101.
O antigo acesso da rua Papa Paulo VI para a via marginal, logo após a Rua Princesa Isabel, foi bloqueado. A Papa Paulo VI passou a ter sentido único de circulação, na direção Norte, a partir da rua Princesa Isabel.
As mudanças no Centro
O segundo trecho com alterações fica na altura do km 214, próximo ao viaduto do Caminho Novo e da Praça das Bandeiras. As modificações passaram a valer no sábado (24).
Foi criada uma nova agulha de descida, da via marginal para a rua Amaro Ferreira de Macedo, logo após o viaduto, viabilizando o acesso ao município para quem transita pela marginal.
O trânsito no viaduto passou a operar somente em mão inglesa e foi proibida a tradicional travessia em direção ao Centro pela rua Coronel Bernardino Machado, que passou a ter sentido único, da Avenida Barão do Rio Branco até a Amaro Ferreira de Macedo (que agora também tem mão única, no sentido Norte, em direção à Havan).
Quem chega ao semáforo existente na avenida Barão do Rio Branco, na esquina com a Coronel Bernardino Machado, agora tem três opções: seguir pela Rio Branco, em direção à avenida Prefeito Nelson Martins; dobrar à direita, para acessar as duas pistas da Coronel Bernardino Machado na direção da BR-101; ou dobrar à esquerda, na direção da rua José Maria da Luz.
Em decorrência das modificações, todos os guardas de trânsito municipais que estavam atuando no período noturno estão convocados para trabalhar durante o dia e ajudar na orientação dos motoristas nesses primeiros dias de mudanças.
As obras da terceira faixa da BR-101 estão ocorrendo desde fevereiro deste ano, entre os municípios de Palhoça (km 216) e São José (km 200,4). A previsão de conclusão é para fevereiro do ano que vem.
Na Câmara
Vereador pede à Prefeitura a contratação de um engenheiro de tráfego
O vereador João Batista de Souza Junior (Juninho da Farmácia, PL) protocolou, na Câmara Municipal, o Requerimento 0033/2021, em que solicita ao Executivo a contratação de um engenheiro de tráfego, que ficaria responsável por elaborar estudos e ações de mobilidade urbana no município.
“Casos de desordenamento no trânsito têm causado consequências negativas, como inúmeros acidentes e péssimas condições de trafegabilidade na maioria dos bairros deste município. Diante do exposto, é de fundamental importância e de extrema urgência a contratação de um engenheiro de tráfego, para que pedestres e veículos tenham condições adequadas para a mobilidade urbana”, justificou o vereador, no documento.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
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