Na segunda-feira (30), a Subseção de Palhoça da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC) realizou a cerimônia de premiação do “Concurso de Redação da OAB Vai à Escola”, que teve sua segunda edição neste ano. O evento ocorreu no campus da UniSul na Pedra Branca e contou com a presença de autoridades, estudantes, familiares e educadores.
Promovido pela Comissão OAB Vai à Escola, presidida pela Dra. Schirley Ventura Batista da Subseção de Palhoça, o concurso teve como objetivo incentivar a leitura, a escrita e a reflexão sobre temas relevantes para os jovens estudantes. Participaram da prova alunos abrangidos pela OAB/SC - Subseção de Palhoça e OAB/SC - Subseção de Santo Amaro da Imperatriz.
O concurso recebeu centenas de redações temáticas sobre o tema “Violência Sistêmica – Bullying”. As redações foram escritas a mão por alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas da região abrangida.
Os vencedores do Concurso de Redação “OAB Vai à Escola” foram anunciados e premiados em duas categorias: Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A comissão julgadora da “OAB Vai à Escola” foi presidida pela doutora Schirley Ventura Batista e sua vice-presidente, doutora Antonia Alves, juntamente com os demais membros dessa comissão.
No primeiro lugar da categoria Ensino Médio, esteve Manuela Miranda Macedo, da EEB Nereu Ramos, que ganhou bolsa integral para o Ensino Superior na UniSul, na Pedra Branca. Em segundo lugar, Hercílio Gonsalves Junior, que também estuda na Nereu Ramos, ganhou um notebook e uma bolsa de 70% para o Ensino Superior na UniSul. Em terceiro, Alexsander Jochem Q. Amorim, da EEB Governador Ivo Silveira, ganhou uma bicicleta e uma bolsa de 60% para Ensino Superior no campus da UniSul na Pedra Branca.
Premiações também foram dadas ao quarto e ao quinto lugar de cada categoria. Além disso, os 10 primeiros na classificação combinada do Ensino Médio + EJA ganharam bolsas parciais para curso superior na UniSul.
Na categoria de Ensino Fundamental II, a vencedora foi Manuella da S. Costa, da EB Municipal Prof. Mara Luiza Vieira Liberato. Ela ganhou um smartphone e um curso de extensão ministrado pela Faculdade Municipal de Palhoça (FMP). Em segundo lugar, Sales Vicente Gonçalves Lira, da EEB Prof. Antonieta Silveira de Souza, conquistou uma bicicleta, assim como um curso de extensão na FMP. Em terceiro, Leandro Rodrigues Vitorino, também da Prof. Mara Luiza Vieira Liberato, foi premiado com um tablet e um curso de extensão na FMP.
Vale salientar que os 30 primeiros na classificação do Ensino Fundamental II garantiram vagas em cursos de extensão na FMP.
Ainda durante a cerimônia, a equipe da OAB Subseção Palhoça parabenizou todos os participantes do concurso e reafirmou seu compromisso em promover a educação, a conscientização dos direitos fundamentais e a construção de um mundo melhor por meio da participação ativa da comunidade escolar.
Esta edição do concurso, teve parceria da UniSul, da FMP e apoio de OAB/SC, Pedra Bikes, Mais Internet e Panificadora do Beirão, Solane Schafer e Daniele Both.