f88bab739dd6751f466178030bbd267f.jpeg Monique Cardoso, a empreendedora de Palhoça na área da saúde capilar

5122060c56b3b610ad1449104c3172f3.jpeg Festa da vitória de Eduardo Freccia reúne 3 mil apoiadores

079b14aaba8a63d8ff78700e9ebcafc4.jpg Palhoça recebe maior festival de cultura pop a céu aberto da região

c1ce1312bf756b7b16aa7d42a5d97e56.jpeg Jorginho do Império integra agenda de atrações do ViaCatarina

9d943f022045f4b0f866d832b66f03bf.jpeg Jogos Escolares de Palhoça encerram com participação de 31 escolas

d4dd8eca14c950d508336c85ee5b9039.jpeg Jovem de Palhoça conquista medalha nos Jogos da Juventude Caixa

ee05e058856a08c8d6de3d64e4e969b8.jpeg Programa Educa+Esporte realiza capacitação de basquetebol

6c8ea95c8d3178d84e72de169f612fd2.jpeg Palhoça terá equipe na badalada estreia do surfe nos Jasc

0a89397242042586eb759db06068e2a0.jpeg Atleta de Palhoça integra equipe brasileira de tiro com arco no Oriente Médio

O petróleo é nosso

Artigo enviado pelo advogado e economista Jaime Lopes Babosa Filho

b8adba1c6cd88ee3dbc5554a5c65f1a0.jpg Foto: ARQUIVO PESSOAL

Por: Jaime Lopes Babosa Filho*

Esse era o lema de uma campanha levada a efeito no final de década de 40 por um grupo de nacionalistas, entre eles o escritor Monteiro Lobato e o coronel Leônidas Cardoso (pai do ex-presidente FHC), e que culminaria na criação da Petrobras, em 1953.

Orgulho nacional, ela se valeu de sua condição de monopólio constitucional para se tornar a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo.

O momento, porém, exige uma análise da questão sobre dois ângulos interligados: o modal de transportes no Brasil e o papel da Petrobras na sociedade.

Quanto à forma de transportar nossos produtos, a partir dessa espantosa greve, temos que pensar seriamente em alternativas que saiam de uma vez por todas do campo da retórica.

A opção pelo modal ferroviário é uma realidade no mundo todo, menos no Brasil.

Enquanto a dependência por caminhões encarecem os produtos, o tamanho do transporte por ferrovias no país é o mesmo de cem anos atrás.

Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, nossa malha ferroviária, em 1922, era então de 29 mil quilômetros, contra os 30.576 de hoje, menos até do que o da Argentina. Os “hermanos” contam com 37 mil quilômetros de trilhos em um território que é um terço do brasileiro.

Em determinados períodos, não faltou dinheiro para investimentos, e sim, gestão e vontade política. É uma situação visivelmente insustentável no longo prazo.

Quanto à Petrobras, ela precisa urgentemente sentar no divã do psicólogo, para encontrar sua identidade e assim poder dar sua parcela de contribuição neste grave momento que o país atravessa.

Trata-se de uma empresa de economia mista, com ações na bolsa, e, portanto, com a missão de dar lucro, mas por outro lado é uma empresa pública com controle estatal e que tem o dever de cumprir uma missão social.

A grande questão é se a política que ela insiste em manter é adequada ao Brasil, tão dependente do transporte rodoviário. E mais, se esta política se sustenta em um mercado monopolista onde ela é praticamente dona do mercado.

Talvez a resposta esteja em um conjunto de ações, em que são visíveis a olho nu, duas delas: 1) evitar ao máximo o uso politico da empresa, lembrando que a presidente Dilma usou a Petrobras para fazer politica econômica, segurar os preços e quase quebrou a petroleira, enquanto o presidente Temer usou-a para rachar de ganhar dinheiro e desestruturou o setor de transporte com efeitos ainda imprevisíveis; 2) absorver as oscilações diárias de preços e câmbio,, estabelecendo reajustes em períodos que sejam compatíveis com as características dos consumidores brasileiros e que possibilite a todos os atores um mínimo de planejamento.

Quanto ao presidente demissionário, Pedro Parente, considerado um gênio da administração moderna por boa parte do empresariado brasileiro, cumpriu em parte sua missão. Se por um lado sobrou competência, por outro, faltou sensibilidade.


* Economista e advogado em Palhoça



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • ea73bab336bac715f3185463fd7ccc14.jpg