Por: Willian Schütz*
O Morro do Cambirela é um dos cartões-postais de Palhoça. Por isso, na última quinta-feira (9), o jornal Palhocense publicou uma foto feita por um leitor, e a legenda mencionava que a imagem relembrava “o mito de que o Morro do Cambirela seria um vulcão adormecido”. A afirmação foi debatida nos comentários. Por isso, a equipe de reportagem procurou um especialista, já que muita gente se perguntou: será que o Cambirela é mesmo um vulcão?
Segundo o professor Breno Waichel, do departamento de Geologia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), o morro de quase mil metros de altura “parece um vulcão, sim, mas só parece”. “O Cambirela é formado por rochas vulcânicas e foi um vulcão somente há cerca de 500 milhões de anos”, afirma o professor.
Já com relação à grande nuvem que aparece na imagem, o professor da Unisul José Gabriel da Silva, mestre em Agronomia e especialista em Mudanças Climáticas, disse que se trata de um fenômeno chamado orografia: formação de nuvens por ascensão em relevo.
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
Clique no link de acesso!
02/12/2024
02/12/2024