Por: Willian Schütz
Desde o início do mês, diversas situações envolvendo a coleta de lixo foram relatadas pelos moradores de Palhoça. Uma das principais queixas foi a falta de recolhimento em diversos pontos da cidade, o que amenizou na semana passada, após a nova empresa assumir o serviço. Ainda assim, reclamações continuam, principalmente no Sul, onde alguns moradores alegam haver escassez na coleta.
Os problemas começaram a se agravar no período de Carnaval, quando lixo começou a se acumular em diversos pontos de Palhoça. Por isso, no dia 12, a Prefeitura se manifestou, explicando que a empresa estava em fase final de contrato, com muitos funcionários deixando o posto sem cumprimento do aviso prévio. Depois desse comunicado, foi realizada uma força-tarefa de recolhimento de lixo, antes da nova empresa assumir a demanda.
Então, a nova empresa responsável pela coleta de lixo em Palhoça, o Consórcio Eco Palhoça, iniciou suas atividades na semana passada — mais especificamente, na segunda-feira (16).
De acordo com nota da Prefeitura, “não houve alteração nos dias de coleta, os roteiros seguem os mesmos, embora possa ocorrer alguma variação de horário neste início de operação”.
No entanto, relatos de precariedade na coleta continuam no Sul de Palhoça. Uma moradora, por exemplo, diz haver menos coleta na região. “Aqui na Praia de Fora também está assim, eles estão passando umas duas vezes por semana e olhe lá. Pago duas taxas de coleta de lixo e mesmo assim tem vez que não passam e fica acumulado para outra vez”, pontua.
Vale lembrar que alguns desses relatos começaram na semana anterior e se arrastaram ao longo da semana passada. Na última quarta-feira (19), um leitor compartilhou com o jornal Palavra Palhocense outro relato sobre a situação no Sul. “Estamos sem recolhimento de lixo aqui na Pinheira desde quinta-feira. Na minha rua, Peterson Assunção, não passa caminhão e as lixeiras estão transbordando de lixo”, disse.
No fim de semana, a situação continuou. Imagens que circularam nas redes sociais mostram cenas de uma corrida na Pinheira. Centenas de inscritos correram pelas ruas da região, passando por grandes volumes de lixo que se acumulavam nos entornos das lixeiras.
Em paralelo, a Prefeitura informou que há um canal oficial para sanar dúvidas a respeito do serviço: “Caso o cidadão precise entrar em contato, pode utilizar o telefone (48) 93380-8287, que segue funcionando normalmente em horário comercial”.