Por: Willian Schutz*
Conhecido como “Nenén”, o meia-atacante Odair Souza está de volta ao futebol palhocense. Ídolo da Chapecoense, tendo disputado mais de 300 partidas com a camisa do clube do Oeste, o jogador deixou o futebol profissional no ano passado, mas não pendurou as chuteiras. Isso porque Nenén chega para reforçar o Avante Futebol Clube, do Pachecos, para a primeira divisão do Campeonato Palhocense.
Em clima de reencontro, o meia multicampeão se apresentou na sede do Avante na semana passada, onde esteve na companhia de antigos amigos: Aldo João Cristiano, ex-presidente do time do Pachecos; Adinei Adelmo da Silva, que atualmente preside o clube; além do treinador da equipe, Aloísio Adelmo da Silva. Os três conheceram Odair Souza por volta do ano 1999. Na época, Nenén ainda era garoto e chegava no Avante de Palhoça vindo do projeto Moleque Bom de Bola, iniciativa que incentiva os meninos a aprimorarem seus talentos no futebol.
Após jogar como amador pelo Avante, Nenén trilhou seus passos no profissional. Começou no Guarani de Palhoça e teve passagens por Figueirense, Criciúma, Atlético Paranaense, Goiás, Londrina, Caxias e Veranópolis. Mas foi em 2009, ao chegar na Chapecoense, que sua carreira despontou.
Vestindo a camisa da Chape, Odair Souza viveu momentos marcantes. Foi campeão catarinense em 2011, 2016 e 2017; teve a oportunidade de disputar a Copa Sul-Americana de 2016 e até jogou um amistoso contra o Barcelona.
Outro fato marcante é que, por conta de uma lesão, Nenén não pôde disputar a final da Copa Sul-Americana de 2016. Não relacionado, ele estava tratando da lesão quando a delegação da Chapecoense embarcou no voo LaMia 2933 para a Colômbia, na noite de 29 de novembro de 2016. Foi quando o mundo chocou-se com o acidente envolvendo o avião no qual os companheiros de time de Nenén estavam. A aeronave caiu e 71 pessoas morreram.
Odair Souza seguiu na Chape e no futebol, apesar do período difícil. E mesmo após a aposentadoria oficial, ele deve seguir atuando nos gramados de Palhoça e é uma novidade nesta retomada da primeira divisão municipal. A competição deve iniciar em outubro. Mais informações serão divulgadas em breve no site da Liga Palhocense de Futebol (lphf.esp.br).
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?