A partir deste mês, você vai pagar mais caro quando for abastecer seu carro e usar o gás de cozinha. A Petrobras informou que vai reajustar o preço nas refinarias: o diesel sobe 6,3%; a gasolina, 3,7%; e o gás de cozinha (GLP), 5,8% o quilo.
Segundo o deputado estadual Nazareno Martins, é mais um aumento nos preços dos combustíveis que vai pesar no bolso da população. Em alguns municípios do estado de Santa Catarina, o preço final do litro da gasolina já chega a R$ 6, e um botijão de gás de 13 quilos já passa dos R$ 100.
Tudo isso graças também ao valor do ICMS estadual de 25% sobre os combustíveis, que usa o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), e não o preço que sai das refinarias, para definir quanto cobrar de imposto sobre esses produtos. “Precisamos rever os parâmetros de cobrança do ICMS sobre os combustíveis em Santa Catarina. Estarei encaminhando ao governo do estado um requerimento para que sejam feitos estudos de viabilidade de redução do ICMS sobre o combustível. A população não pode esperar”, declara o deputado.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?