Por: Willian Schütz*
Quem passou pelo Km 216,1 da BR-101, bem no trevo de acesso ao bairro Aririú, na manhã da última terça-feira (14), deve ter presenciado uma cena impactante. Nesse trecho da rodovia, um caminhão caiu do viaduto após chocar-se com a mureta de proteção. Com o choque, o veículo começou a pegar fogo. No entanto, o motorista conseguiu escapar com vida do acidente, com a ajuda de populares que testemunharam o ocorrido.
Conforme o relato de uma das pessoas que presenciaram a cena, o condutor virou o volante em direção ao acostamento, pois estava prestes a colidir com os veículos que estavam parados no congestionamento. Ao fazer a manobra, ele acabou perdendo o controle do caminhão e colidindo com a mureta de proteção, na margem do viaduto. A estrutura não resistiu ao impacto e o veículo despencou de uma altura de aproximadamente cinco metros.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso foi registrado por volta de 8h10, um dos horários de maior movimento no local durante o dia.
Assim que o caminhão começou a pegar fogo, as chamas se alastraram rapidamente e partes do veículo explodiram. Mas antes que as chamas tomassem grandes proporções, a vítima do acidente conseguiu escapar. O homem foi ajudado por duas pessoas que testemunharam o acidente.
Um dos cidadãos que contribuíram para o salvamento foi um servidor da Prefeitura de Palhoça, que passava pelo local na hora do acidente. “Até achei que tinha estourado um gerador do poste. Aí olhei e era a carreta. Logo em seguida, parei o carro e fui ajudar, pois o vi se debatendo pela janela do motorista. Nisso, passou um cara por mim ‘a milhão’, correndo. Ele ajudou o motorista a sair logo em seguida”, relata a testemunha.
Após receber auxílio de populares e posteriormente de profissionais da saúde, o caminhoneiro foi levado pela equipe do Samu ao Hospital Regional de São José. Apesar do grave acidente, ele estava apenas com ferimentos leves, porém, ainda em estado de choque.
Além da PRF, equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, do Samu, da Guarda de Trânsito de Palhoça e da Arteris Litoral Sul estiveram no local para atender à ocorrência.
O fogo que se espalhou pelo caminhão foi apagado pelos agentes do Corpo de Bombeiros por volta de 9h40.
O acidente e os estragos provocados foram registrados por câmeras de segurança e por quem passava pelo local. Diversas imagens da cena circularam pelas redes sociais na terça-feira (14).
* Sob a supervisão de Alexandre Bonfim
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?