O atendimento no Instituto de Identificação está mudando. O sistema de agendamento, que já funciona no estado inteiro e chegou em um primeiro momento como opção para evitar filas, veio para ficar. Visando melhor qualidade e eficiência nos serviços prestados à população, aos poucos o atendimento feito exclusivamente mediante agendamento prévio começou a ser implantado nas cidades catarinenses. Agora, chegou a vez de Palhoça, Florianópolis e Brusque.
Na próxima segunda-feira (25), o posto da Coloninha, na Capital, passará a atender somente por agendamento. No dia 4 de março, a mudança acontece na unidade do Itacorubi, em Florianópolis, e nas unidades de Palhoça e Brusque.
A partir de 4 de março, o cidadão que desejar fazer a sua carteira de identidade em Palhoça deverá acessar o endereço eletrônico agendamento.igp.sc.gov.br e seguir as orientações, escolhendo data e horário que melhor atender a sua necessidade. O atendimento sem o agendamento prévio será realizado apenas nos casos de urgência comprovada (doença, seguro, INSS, financiamento habitacional, viagem, etc.).
Esta foi a forma que o IGP encontrou para fazer com que as pessoas consigam planejar seu tempo, sabendo o dia e a hora em que serão atendidos para a confecção de sua carteira de identidade, sem esperas prolongadas.
O sistema de agendamento para atendimento na confecção de carteiras de identidade já é uma realidade em outras unidades do Instituto Geral de Perícias (IGP) no estado. Atualmente o atendimento já é realizado somente com agendamento prévio nas unidades de Araranguá, Caçador, Campos Novos, Jaraguá do Sul, Joaçaba e Lages, com excelentes resultados de satisfação do público.
Nas unidades de Palhoça, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Curitibanos, Joinville, São Bento do Sul e Videira, o atendimento vinha sendo feito de forma mista, com agendamentos e por ordem de chegada, mas, devido aos bons resultados nas unidades citadas, o atendimento 100% agendado vai se tornar o padrão em todas essas unidades em breve.