O Guarani perdeu para o Almirante Barroso por 2x1, na noite desta quarta-feira (8), em Palhoça, em jogo válido pela última rodada do returno da Série B do Campeonato Catarinense. O Bugre só não foi rebaixado porque o Operários de Mafra foi derrotado pelo Marcílio Dias, em Itajaí, por 3x1, e acabou caindo para a terceira divisão do futebol catarinense.
O que salvou o time palhocense, no final das contas, foi a vitória suada por 1x0 diante do Fluminense, no último sábado (4), na Arena Joinville, pela penúltima rodada do returno. Àquela altura, o Guarani era o lanterna da classificação geral (com a mesma pontuação que o Operário, mas em desvantagem nos critérios de desempate) e já não dependia mais das próprias forças para permanecer na segunda divisão. Mesmo assim, o Bugre foi à luta em Joinville e arrancou a vitória por 1x0 diante do bom time do Fluminense, que está classificado para as semifinais do Estadual.
O jogo não foi nada fácil. Com um minuto de bola rolando, os donos da casa tiveram uma penalidade máxima a seu favor, mas a chance foi desperdiçada, para a sorte do Bugre. O time de Joinville ainda teria mais uma chance clara de gol nos primeiros minutos. Depois, o time de Palhoça acertou a marcação e conseguiu controlar o jogo.
O gol da vitória veio aos seis minutos do segundo tempo. Após lançamento do capitão Xavier (um dos destaques desta Série B, apesar da pífia campanha da equipe), o artilheiro Bassani entrou na área e foi derrubado. Pênalti que ele mesmo bateu para marcar seu quinto gol na competição e garantir a vantagem que o clube precisava para a última rodada.
Com a vitória, o Guarani chegou aos 15 pontos na classificação geral. Como o Operários havia empatado seu jogo diante do Barra, em 1x1, estacionou nos 13 pontos e o Bugre abriu dois de frente. Na rodada decisiva desta quarta-feira, o time de Palhoça contou com a sorte dos resultados combinados para se manter à frente do time de Mafra e evitar o rebaixamento.