Quem passa pelo prédio onde funcionava o antigo Mercado Municipal agora vê portas fechadas - e, infelizmente, moradores de rua “acampados” entre os bancos da parada de ônibus e a entrada das lojas. A Prefeitura pretende revitalizar o espaço.
“Vamos sentir muita falta, pois foram 25 anos de história no Mercado Público de Palhoça. As amizades conquistadas, a convivência, tudo isso vai deixar saudades. Agradecemos a todos que fizeram parte de nossa caminhada e nos prestigiaram”, expressa a direção do restaurante Bom Gosto, que encerrou as atividades no dia 14 de junho.
A Foto Palhoça, então, tinha uma história ainda mais longa com o Mercado Municipal. Foram 52 anos servindo à sociedade palhocense. “No começo de tudo foi difícil, porque eu trabalho aqui com o pai desde os 13 anos de idade, e hoje estou com 46 anos, conheço cada cantinho desta sala”, relata Eduardo Gedalvo dos Passos, filho de um dos maiores fotógrafos da história de Palhoça, seu Gedalvo Passos. “Mas agora estou de boa, vamos para um espaço legal (no Comercial Beppler, bem em frente ao Mercado), onde vamos ampliar nosso negócio, com estúdio infantil, e vamos seguir em frente com nossa Foto Palhoça Gedalvo. Realmente, o prédio aqui está feio, não tem mais segurança, enfim, realmente precisa de reforma. Em breve, estaremos com a nossa nova loja montadinha e bem aconchegante para nossos clientes. Que a mudança seja pra melhor”, projeta Eduardo.
De fato, a expectativa é a de que o Mercado Municipal ganhe novos ares com a revitalização. A Secretaria de Infraestrutura informa que a Prefeitura tem projeto para fazer uma reforma geral, mantendo a arquitetura e as características do prédio, deixando-o apto para uma nova concessão. Após a revitalização, os comerciantes que tiverem interesse em se estabelecer no “novo” Mercado terão que passar por um processo licitatório de concessão de espaço público.