O curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) foi considerado o melhor do estado de Santa Catarina entre as instituições privadas segundo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), um processo de avaliação do Ensino Superior feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao MEC e ao governo federal.
O indicador prévio mostra a qualidade dos cursos de graduação do país. O CPC é composto por quatro notas: desempenho do estudante na prova Enade, índice de diferença entre os desempenhos (IDD), corpo docente e percepção dos discentes sobre o processo de formação.
Na Unisul, o curso que mais se destacou nesta mais recente avaliação foi o de Medicina. O excelente resultado dos alunos do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no ano anterior contribuiu para esse ranking, mas também a estrutura pedagógica, a estrutura física dos campos de atividades e o corpo docente foram decisivos nesta somatória.
O professor Rodrigo Dias Nunes, coordenador do curso de Medicina da Unisul, acredita que o corpo docente qualificado e diversificado contribuiu muito. “Hoje, temos mais de 200 professores no curso de Medicina e uma grande parte possui qualificação como mestrado e doutorado, e outros estão em processo de qualificação. Temos uma estrutura muita boa e extremamente bem montada”, afirma o professor.
O coordenador ainda destaca que existem diversos pontos fortes, como as técnicas de ensino com atividade de reforço, cursos de extensão, a participação dos alunos em atividades extracurriculares junto à comunidade. “Tudo isso faz com que exista um engajamento de todos, não só do alunos, mas dos professores e time administrativo também que trabalham para que toda a estrutura possa ser utilizada em plena capacidade, dando suporte e recepção aos nossos alunos”, destaca.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?