O sul da Palhoça recebeu uma passeata considerada histórica pelos apoiadores da candidata Tânia Slongo (PT), no sábado (21). Com bandeiras nas mãos, alegria e cânticos, a candidata e seus apoiadores e apoiadoras caminharam do centro da Praia da Pinheira até a Guarda do Embaú pedindo o voto de moradores e moradoras.
O movimento aconteceu após um plantio simbólico de árvores nativas em frente à Praça da Reciclagem, na Pinheira, na data que marca o Dia da Árvore. “Precisamos garantir com urgência o saneamento básico nessa região e mais oportunidades de emprego. Durante a temporada, o sistema de fossas não sustenta a necessidade do elevado número de turistas. Quem sofre são os rios, o mar e todos e todas nós que acabamos em contato com águas cada vez mais contaminadas”, comenta.
Na sexta-feira (19), a Caminhada da Mudança de Verdade foi na Pedra Branca. Quinta-feira (18), Tânia esteve com a candidata a vereadora Cacica Eliara no Aririú da Formiga, e num bandeiraço no Pagani. Na manhã de domingo (22), apoiadores e apoiadoras reuniram-se na Praça das Bandeiras e realizaram uma carreata pelo Caminho Novo, Madri, São Sebastião, Bela Vista, Rio Grande e Barra. À tarde, Tânia visitou o agricultor e agroecologista Glaico José Sell, em Paulo Lopes, para ouvir sugestões de incentivo à produção livre de venenos. A Dom Natural é uma referência em Santa Catarina de produção de comida agroecológica e orgânica.
Na segunda-feira (23), a candidata e apoiadores realizaram bandeiraço na Ponte do Imaruim, onde Tânia conversou com comerciantes. Segundo alguns deles, a Prefeitura realizou uma obra sem consulta popular, retirando a possibilidade do consumidor estacionar e prejudicando o comércio local que, segundo relatos, observou um decréscimo de 50% nas vendas.
Ainda na segunda-feira (23), Tânia esteve no Caminho Novo e assinou a carta de compromisso com os Correios. Na terça (24), participou de uma sabatina no programa Jogo do Poder, na Jovem Pan, onde pôde expor diversas propostas de seu plano de governo. “Sou a única candidata que tem portas abertas com o presidente Lula para garantir todas as obras que a população decidir fazer através do orçamento participativo. Com uma administração mais enxuta e sem corrupção, vai sobrar muito dinheiro para as políticas públicas”, afirma a candidata do PT à Prefeitura de Palhoça, Tânia Slongo.