Na última semana, Luciano Pereira (PSD) realizou as primeiras aparições em programas de rádio e televisão como postulante ao cargo de prefeito de Palhoça nesta eleição. Ele também continuou com ações como caminhadas e bandeiraços de apoiadores.
Tomando por base o plano de governo e seu repertório adquirido em quase 34 anos como funcionário da saúde e graduado em Gestão Pública, Luciano destacou, em entrevista à NDTV e à Rádio Massa 97.7 FM, os principais pontos de mudança para os mais diversos temas, como mobilidade, transporte público, saneamento, segurança, bem-estar animal, educação especial, turismo, empreendedorismo e outros pilares, como educação e saúde.
No tema “educação”, Pereira disse: “Não há como falar em educação no município sem apontar a necessidade urgente de devolver para essas mães a creche em turno integral”. Em um dos casos citados, o candidato a prefeito conta sobre uma reunião de mães para a qual foi convidado; ele ficou sabendo que, para trabalhar, elas precisam pagar R$ 500 mensais para ter o filho cuidado de maneira particular e conseguir buscar alguma renda para sua família. Luciano também ressaltou que vem acompanhando casos como este enquanto realiza ações pela cidade ao lado da vice, Dayana Guimarães, e do deputado estadual Sérgio Guimarães, ambos do União Brasil.
Sobre a saúde, o candidato do PSD também deu respostas enfáticas: “Este é o tema que mais mexe comigo. Não admito idosos, mães com filhos no colo ou qualquer outro cidadão ter que sair de casa na madrugada, em pleno 2024, para buscar fichinha de atendimento. É uma vergonha e o que mais resulta em pedidos de socorro da população para nós”.
Luciano apontou uma solução para o assunto: “Implementar as ferramentas de tecnologia para possibilitar agendamentos e até realizar pré-atendimentos de maneira virtual”. Ele também enfatizou o compromisso com a reativação do Laboratório Municipal, das farmácias dentro das UPAs, extensão do horário de atendimento dos postos de saúde, informatização de todo sistema, valorização dos profissionais e a real implementação do Hospital Maternidade de Palhoça, “garantindo não só a sua construção, mas a sua operação, com equipamentos de ponta e profissionais altamente capacitados”.
No sábado (7), o candidato realizou uma caminhada com apoiadores. Segundo a equipe da campanha, a ação reuniu cerca de 1,6 mil pessoas nos bairros Madri e Caminho Novo.