Elaborada pelas professoras Ana Paula Soukef e Mirim Gonçalves, a obra conta com registros fotográficos feitos por jovens residentes na Tekoá Itaty, no Morro dos Cavalos
Fotografias registradas por crianças e jovens da etnia guarani, residentes na Tekoá Itaty, a Terra Indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça, estão reunidos no livro “Ara Pyau: tempo novo”. Disponível gratuitamente online, a obra surge com o intuito de dar visibilidade à luta e à cultura Guarani, e serve como material de apoio para professores elaborarem aulas sobre esses temas.
Organizada pela pós-doutoranda em Artes Visuais, Ana Paula Soukef, em parceria com a professora guarani Mirim Gonçalves, a publicação está disponível gratuitamente no site da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc): https://www.udesc.br/ceart/life/pulicacoes/ara-pyau
Além disso, toda a experiência de construção do livro “Ara Pyau Tempo Novo” foi desenvolvida na escola indígena Itaty, situada na comunidade indígena palhocense.
O projeto que deu origem ao livro de 61 páginas teve início em 2014, a partir de oficinas de fotografia ministradas por Ana Paula no Morro dos Cavalos, ainda durante seu doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Para isso, Ana Paula contou com a supervisão da professora doutora Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, atuante no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc.
Mesmo após o término da pesquisa, ainda em 2014, a professora continuou visitando a comunidade. Assim, as imagens inicialmente registradas, agregaram-se a muitas outras, especialmente da luta política, dos encontros e dos eventos ocorridos entre os anos de 2014 e 2020.
Assim, o livro conta com fotografias captadas por Ana Paula Soukef, Betty Para´i Poty, Fernanda Paraí, Gaby Souza, Ita Mirim Samuel dos Santos, Jaxuka Poty, Karaí Antunes, Kennedy Ferreira Gomes, Kuaray Mariano, Marisa Gonçalves, Marlon Moreira, Mirim Gonçalves, Rayanna Antunes, Sarah Mariano, Solange Norberto e outros alunos da Escola Itaty.
Além disso, os estudantes da Escola Itaty também são responsáveis pelas ilustrações internas de “Ara Pyau: tempo novo”, emprestando seus traços simples e suas visões únicas do cotidiano guarani.
Quer participar do grupo de WhatsApp do Palhocense?
02/12/2024
02/12/2024